Empresa especializada em suporte e soluções inovadoras para a execução de estruturas de concreto é reconhecida por produtos modernos e sustentáveis
Rio de Janeiro, outubro de 2024: Acumulando bons resultados e a participação em grandes obras, a SH, empresa brasileira de engenharia, especializada em fornecer suporte e soluções inovadoras para a execução de estruturas de concreto, completa 55 anos e cresce 10% até agosto de 2024, registrando um recorde de faturamento para a companhia. A companhia possui sede no Rio de Janeiro (RJ) e conta com 11 unidades no Brasil e uma no Paraguai.
Entre 2010 e 2020, a organização investiu na internacionalização de suas operações na América do Sul, tendo inaugurado em 2017, a SH Paraguai, localizada em Assunção. Com um impressionante parque de mais de 9.3 milhões de equipamentos, a SH movimenta mais de 1.500 caminhões todos os meses.
“Em 2023, a SH alcançou um patamar inédito de produtividade, atendendo a mais de 1.160 obras em todo o Brasil e realizando a manutenção de 55.000 toneladas de equipamento. Durante este período, concebemos mais de 19 mil projetos e realizamos 8.400 visitas. Além disso, a equipe de assistência técnica efetuou mais de 1.700 visitas e percorreu 825 mil km em todo o país, com o objetivo de oferecer um serviço superior aos nossos clientes e assegurando uma presença significativa nas obras com suporte técnico”, comentou Luis Claudio Monteiro, COO da SH.
Assumindo um compromisso social, a companhia também se dedica a apoiar várias instituições sem fins lucrativos, entre elas o Instituto Compartilhar, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e o Instituto Stella Demarco, promovendo a transformação de vidas através do esporte, da tecnologia e da cultura.
Investimentos em tecnologia
Fundamentada em princípios como transparência e segurança, a SH destacou-se como a primeira empresa no setor a implementar um sistema logístico que planeja e monitora o fluxo e o armazenamento de equipamentos, resultando em uma redução significativa no tempo de atendimento.
A companhia investiu R$100 milhões em inovação, entre 2023 e 2024, e oferece aos seus clientes uma plataforma digital abrangente, o SH Digital, que permite a consulta e a gestão de contratos de qualquer local e dispositivo. Para complementar sua oferta, a marca disponibiliza ainda ferramentas inovadoras, como visitas remotas, showroom virtual e soluções de reconhecimento de imagem, que otimizam o dia a dia nas obras com maior agilidade.
“Buscamos a inovação em todas as nossas áreas e processos, incluindo a participação em feiras internacionais, como a WOC em Las Vegas e a Bauma Munchen, reafirmando o nosso compromisso em trazer as tendências mais modernas do setor para o Brasil. Além disso, o time da SH enfrenta o desafio contínuo de desenvolver novos sistemas e serviços que garantam economia, agilidade, inovação e, acima de tudo, a satisfação de seus clientes”, acrescenta Monteiro.
O mercado de construção civil no Brasil
O setor da construção civil no Brasil se encontra em um estado de transição. Enquanto enfrenta desafios estruturais e de custo, vislumbra oportunidades na demanda habitacional e na adoção de práticas mais sustentáveis. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) possui a expectativa de crescer 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2024.
Para a SH o momento é de oportunidades, uma vez que a marca tem compromissos firmados com a inovação e a sustentabilidade, dois pontos destacados por especialistas como primordiais para o futuro do setor. Além disso, a empresa possui soluções que reduzem custos e otimizam mão de obra, se tornando grande atrativo para incorporadoras e construtoras que enfrentam cada vez mais de perto o desafio de fazer mais em menos tempo.
“O futuro da construção civil dependerá de métodos eficazes que promovam o equilíbrio entre o crescimento econômico e a responsabilidade ambiental, dois fatores que convergem com estratégias que desenvolvemos internamente”, destaca Monteiro.
Fonte: Divulgação
Outro ponto de reflexão no mercado da construção civil é a questão da mão de obra qualificada, que se tornou uma questão para empreendimentos que enfrentaram escassez de profissionais. Entretanto, em 2024, o segmento atingiu a marca de 2,6 milhões de profissionais ao todo, apontando o potencial que ainda há no país. Neste ponto a SH emerge como destaque, pois conta atualmente com 957 colaboradores e teve uma significativa expansão no último ano, com 256 novas contratações. Para além disso, a organização conquistou o selo GPTW pela primeira vez, caracterizando-a com uma das melhores empresas para se trabalhar.
Jornada inovadora e a criação de produtos únicos
Fundada em 1969 com o nome de Servicon – Serviços de Construção S/A, a SH deu início a suas operações com a importação das formas para Lajes TreliformaⓇ, produto descontinuado. A marca também fornecia andaimes para aplicação de argamassas em fachadas e trabalhos em altura. De lá para cá, a empresa criou produtos e soluções que consolidaram sua atuação entre as maiores da construção civil.
A companhia se destaca como precursora no Brasil na fabricação de sistemas de fôrmas para paredes de concreto, com o renomado Lumiform® SH, acumulando mais de 15 anos de experiência no setor. Na vanguarda da verticalização, a organização introduziu a solução LumiUP SHⓇ, que tem sido utilizada nas maiores obras do país, solidificando sua presença no mercado. Com uma fábrica de fôrmas metálicas especializada localizada no RJ, a companhia possui a mais ampla rede de distribuição dessa tecnologia no Brasil.
Escoras metálicas SH Fonte: Divulgação
Entre os destaques da empresa, três produtos próprios surgem como carros-chefes desde o lançamento até agora. São eles, o TopecⓇ SH, fôrma metálica para execução de lajes em concreto armado, composta por painéis de alumínio forrados com compensado plastificado, lançado em 1995. Em 2000, foi a vez do lançamento da fôrma para paredes e pilares – Concreform SHⓇ. Já em 2009, foram lançadas as formas para paredes de concreto Lumiform SHⓇ.
“Nossos produtos foram pensados para a execução de estruturas de concreto e para o pleno e seguro trabalho em altura. Com inovação, sustentabilidade e economia em mente, desenvolvemos cada solução com foco em dores que observamos no mercado ao longo dos anos e alcançamos resultados muito satisfatórios, elevando ainda mais o nosso potencial”, comenta o COO.
SH do futuro
Para os próximos passos, a marca realizará investimentos em tecnologia e inovação, ampliando seu alcance e auxiliando em obras e projetos de grande relevância. Além disso, espera ampliar o faturamento de sua fábrica em 25%. Comprometida com a sustentabilidade, a SH utiliza materiais de aço e alumínio em vez de fôrmas de madeira, projetando seus produtos para locação e reutilização, promovendo o cumprimento de metas importantes não só para a companhia, mas para o planeta.
A companhia fomenta o aprendizado contínuo, oferecendo diversas oportunidades para que seus colaboradores ampliem seus conhecimentos, como a Universidade Corporativa SH, treinamentos e Masterclasses promovidas pela empresa.
“Queremos ir cada vez mais longe por todos aqueles que confiam na nossa marca e nos ajudam a crescer ano a ano. 2025 trará novos desafios e estaremos preparados para eles como estivemos anteriormente. Aos 55 anos poucas empresas possuem um DNA tão inovador e é capaz de manter uma base sólida e crescimento sustentável, nós esperamos comemorar ainda mais conquistas e reforçar a nossa presença nesse mercado tão próspero”, finaliza o COO da SH.