Para auxiliar na prevenção e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte, o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a Prefeitura de Natal, apresentam a campanha internacional “Não Desvie o Olhar”, nesta segunda-feira (12.05). O prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, participará do evento. A campanha já iniciou na capital potiguar. Durante a semana outdoors em vários pontos da cidade de grande circulação já foram instalados.
No decorrer do lançamento da campanha, será apresentado o Comitê Local de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, bem como as ações previstas para a Copa a fim de garantir a proteção a crianças e adolescentes. Por ser um dos locais do nordeste brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, Natal é uma das cidades em que o risco de exploração de crianças e adolescentes aumenta mais durante grandes eventos. Segundo
o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Jair Meneguelli, a exploração sexual infanto-juvenil é um problema de proporções globais. “Isso não é uma causa de uma cidade, de um estado ou apenas do Brasil. É de todos nós. Ou assumimos desta forma ou perderemos essa guerra de combate à violência contra as crianças e os adolescentes”, afirma.
o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Jair Meneguelli, a exploração sexual infanto-juvenil é um problema de proporções globais. “Isso não é uma causa de uma cidade, de um estado ou apenas do Brasil. É de todos nós. Ou assumimos desta forma ou perderemos essa guerra de combate à violência contra as crianças e os adolescentes”, afirma.
Já para o presidente da FNP e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, a parceria demonstra que a campanha pode ter um resultado efetivo na conscientização do brasileiro e do turista. “Esperamos a todos de braços abertos, mas não vamos tolerar violência contra a nossa infância. Por isso, a Frente, desde o início, apoiou essa causa. Que a Copa sirva para a diversão, mas o que é mais importante, para uma profunda reflexão sobre a proteção a as crianças e adolescentes”, completa.
Sobre a campanha
A campanha “Não Desvie o Olhar” é promovida no Brasil pelo Conselho Nacional do SESI (SESI/CN) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e coordenada mundialmente pela Rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution and Trafficking – Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil). A iniciativa tem o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes durante grandes eventos esportivos.
Os jogadores Kaká e Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o ex-árbitro e comentarista Arnaldo César Coelho são grandes apoiadores da campanha que conta ainda com o envolvimento de atores públicos, privados e da sociedade civil, que trabalham na temática.
Além disso, tem o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério do Turismo, da União Europeia, dos governos das doze cidades-sede da Copa do Mundo, da rede de hotéis Accor, entre outros parceiros.
Informações:
Local: Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho
Endereço: Rua Poty Nóbrega, 1941, Lagoa Nova – Natal
Dia: 12 de maio de 2014, segunda-feira
Horário: 8h30 ás 12h
Mais informações: www.naodesvieoolhar.fnp.org.br
Sobre Conselho Nacional do Sesi
O Conselho Nacional é a instância máxima do SESI. É responsável por avaliar todos os programas e metas da entidade, aprovar e fiscalizar os orçamentos do departamento nacional e dos departamentos regionais, além de prestar contas aos órgãos de controle da União – a Controladoria Geral (CGU) e o Tribunal de Contas (TCU). Também supervisiona a ação de alguns projetos sociais de abrangência nacional e parcerias com instituições do Sistema S.
O Conselho é composto por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores. O presidente é nomeado pelo presidente da República.