São Paulo, janeiro de 2015 – Graduada no final do ano passado na incubadora do Portomídia, braço de Economia Criativa do parque tecnológico Porto Digital, a startup Mr. Plot agora exibe seu trabalho no Netflix. Os personagens da série infantil Mundo Bita, que já tinham seus episódios em DVDs e no canal Discovery Kids, começaram a ser transmitidos pelo site em janeiro.
A Mr. Plot nasceu como editora digital infantil. Apostou desde o início em criar conteúdo inédito e autoral. Em um ano, a Mr. Plot lançou os livros digitais Circo Mágico do Bita e Circo Mágico do Bita 2, nas plataformas Android e iOS. Depois, veio o ABC do Bita, aplicativo para estimular o interesse de crianças pelo mundo das letras e palavras.
Os clipes da série Bita e os Animais foram lançados no dia das crianças de 2013 pelo Discovery Kids. Pouco depois, em dezembro, o DVD com o selo Sony Music chegava às lojas. A massificação logo mostrou resultados nas redes sociais. Hoje, os vídeos no Youtube já têm mais de 12 milhões de visualizações; no Facebook, mais de 54 mil pessoas curtiram a página Mundo Bita; números expressivos para um personagem que tem espaço nas mídias de massa digitais há pouco mais de um ano.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, acredita que a inserção dos episódios de Mundo de Bita na Netflix são positivos para a produção audiovisual brasileira como um todo. "Nossa indústria criativa deve aproveitar essas oportunidades de veiculação. Com a popularização dos sites de streaming, há uma nova forma de transmissão para os trabalhos independentes", reflete o executivo.
O Netflix possui mais de 50 milhões de assinantes, espalhados por uma dezena de países, incluindo o Brasil. Segundo informações do serviço, são assistidos mais de um bilhão de horas de filmes, séries de TV e produções originais por mês. O conteúdo varia em cada mercado e o maior catálogo é o norte-americano. No Brasil, os assinantes podem assistir a uma quantidade ilimitada de filmes e séries, sem intervalos comerciais e em praticamente qualquer tela com conexão à internet.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.