Aberto na tarde de ontem, dia 12/06, o I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino significa um marco na educação brasileira, segundo Gabriel Mário Rodrigues, presidente do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de SP), entidade que promove o evento em parceria com a Hoper Comunicação & Marketing Educacional.
Ao lembrar o Seminário de Marketing Educacional, realizado há cerca de 10 anos, ele ressaltou a mudança de visão do conceito de marketing educacional por parte dos educadores. “Neste primeiro encontro, não havia mais do que 50 pessoas. Hoje, as instituições têm consciência de que precisam marcar sua posição no mercado”.
O marketing educacional vem se tornando uma ferramenta importante na manutenção das instituições em um ambiente cada vez mais competitivo. Em sua apresentação, Gabriel destacou a evolução do número de alunos e entidades particulares no ensino superior. O número de alunos matriculados saltou de 1,2 milhão, em 1997, para 2,4 milhões em 2002, registrando um crescimento anual de 11,8%. O mesmo aconteceu com o volume de escolas constituídas entre 1985 e 2003, partindo de 682 para 1705, acirrando a concorrência no setor. “Este cenário gera uma série de desafios às instituições”, afirmou.
Para vencer estes obstáculos, trabalhando de forma eficiente seu marketing educacional, Gabriel aponta alguns fatores importantes a serem implantados nas instituições. “As entidades precisam conhecer seu DNA, seus diferenciais e identidades. Devem apostar na gestão participativa e num correto posicionamento de mercado, gerando boas ações de comunicação e marketing direto”.
O presidente do SEMESP também ressaltou a necessidade da criação de projetos de consistência em responsabilidade social e da gestão da marca de forma a gerar uma imagem positiva da instituição. “O marketing não é tudo, é apenas uma parte do processo que precisa estar embasado por ações concretas que geram resultados positivos”.
O casamento entre boas estratégias de marketing e ações que reafirmem a excelência das instituições também foi defendido pelo Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalitta. A união de um discurso coerente, que agregue valor à marca da instituição e gere proximidade com o cliente, a um conteúdo que prime pelos valores e pela história da instituição é um grande desafio para o marketing educacional. “A principal tarefa das instituições não é realizar um bom marketing externo, é fazer com que colaboradores, professores e alunos vistam a camisa da instituição e a valorizem como formadora de cidadãos”.
Sobre o SEMESP
O SEMESP é uma entidade sindical de representação legal da categoria econômica das mantenedoras de ensino superior particular localizadas no Estado de São Paulo. Fundada em 15 de fevereiro de 1979, a instituição é presidida pelo Prof. Gabriel Mário Rodrigues – cuja gestão vai até 2005 – e reúne 330 mantenedoras, que representam 380 instituições entre faculdades, centros universitários e universidades.
No rol dos serviços prestados às mantenedoras, o SEMESP registra o estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria; a assistência judiciária e o acompanhamento de toda a legislação,; orientação e assistência educacional com comentários especiais; celebração de contratos e convenções coletivas de trabalho; o desenvolvimento da solidariedade social; e um banco de dados com os números oficiais do setor. A entidade promove, ainda, diversos eventos de interesse para a área educacional.
Sobre a Hoper Comunicação & Marketing Educacional
A Hoper Comunicação & Marketing Educacional é uma empresa que atua na área de consultoria voltada às instituições de ensino há 13 anos. Com mais de 120 instituições atendidas por todo o Brasil, é a primeira empresa especializada em marketing educacional e criação publicitária para Instituições de Ensino. Possui uma equipe de consultoria que conta com diversos profissionais atuantes no mercado nacional de educação, abrangendo as áreas de comunicação, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, gestão e relações internacionais para as instituições de ensino.
As fotos estarão disponíveis no site www. marketingeducacional.com.br