Semana de Oportunidades mobiliza adolescentes e jovens de Belém para promover acesso seguro ao mundo do trabalho - Trama
Voltar para sala de imprensa

Semana de Oportunidades mobiliza adolescentes e jovens de Belém para promover acesso seguro ao mundo do trabalho

Parceria entre e o Governo do Estado do Pará e o UNICEF tem a meta de impactar aproximadamente 800 jovens até dezembro

Belém, 06 de dezembro de 2024 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e de Articulação da Cidadania (SEAC), promove a Semana de Oportunidades, com o objetivo de mobilizar adolescentes e jovens. Serão realizadas atividades culturais em cinco das nove Usinas da Paz – dos bairros Jurunas, Terra Firme, Guamá, Cabanagem e Benguí –, entre os dias 9 e 13 de dezembro. Esta iniciativa integra a parceria do UNICEF, por meio do projeto Um Milhão de Oportunidades (1MiO). A iniciativa busca promover o acesso seguro de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho.

Com a expectativa de mobilizar e atender cerca de 800 jovens de 14 a 24 anos, a Semana de Oportunidades visa conectar os participantes ao mundo do trabalho e à inclusão social. As metas incluem cadastrar 800 jovens na plataforma 1MiO até 13 de dezembro e apoiar pelo menos 300 jovens na conclusão de cursos oferecidos na plataforma até a mesma data.

Em um contexto em que o Brasil enfrenta desafios significativos em relação ao emprego juvenil, a plataforma 1 MiO tem como principais objetivos: ofertar oportunidades de trabalho decente, segundo o conceito da Organização Internacional do Trabalho (OIT); garantir o acesso à educação de qualidade; promover oportunidades de formação, desenvolvimento profissional e destaque juvenil; eliminar todo e qualquer tipo de trabalho ilegal e discriminatório; bem como conectar e incluir cada vez mais jovens ao mundo digital. Em quatro anos, iniciativa 1MiO já gerou mais de 600 mil oportunidades para jovens no Brasil.

1MiO é parte da #AgendaCidadeUNICEF, uma parceria do UNICEF com prefeituras para a promoção de direitos e oportunidades de crianças e adolescentes mais vulneráveis nos centros urbanos. Para as suas ações de promoção de oportunidades e acesso ao mundo do trabalho decente nos estados do Pará e Maranhão, o 1 MiO conta atualmente com a parceria estratégica do Instituto Equatorial.

Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO, explica que “três em cada quatro jovens em países de baixa renda encontram emprego apenas em trabalhos temporários ou por conta própria (OIT, Global Employment Trends for Youth 2024), uma situação que perpetua a instabilidade financeira e a falta de perspectivas de longo prazo. O Brasil é muito desigual e mais de 60% das crianças e adolescentes de até 17 anos vivem na pobreza (UNICEF, Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil). Buscando quebrar esse ciclo, que é agravado pela exclusão escolar e a falta de oportunidades básicas, trabalhamos para proporcionar oportunidades de desenvolvimento de habilidades, aprendizagem, estágio, emprego digno e participação cívica para jovens em situação de vulnerabilidade.”

A abertura da Semana de Oportunidades ocorrerá às 14h do dia 09/12, segunda-feira, no teatro da Usina da Paz Cabanagem. Durante o evento, haverá uma apresentação sobre as oportunidades e o legado da COP 30 para a juventude.  Cada uma das cinco unidades terá um dia de atividades:

  • 09/12 (segunda-feira), 14h: Abertura – Usina da Paz Cabanagem
  • 10/12 (terça-feira), 09h: Usina da Paz Benguí
  • 11/12 (quarta-feira), 15h:  Usina da Paz Guamá
  • 12/12 (quinta-feira), 15h: Usina da Paz Terra Firme
  • 13/12 (sexta-feira), 15h: Usina da Paz Jurunas

Ao longo dos cinco dias, a programação inclui apresentações culturais, promovidas pelas Usinas da Paz, e momentos de escuta de adolescentes e jovens sobre suas percepções acerca da COP 30 e as influências da conferência no cotidiano da comunidade de Belém, promovidos pelo 1MiO/UNICEF.

Sobre 1MiO

A iniciativa, liderada pelo UNICEF, é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 160 empresas, 7 estados, 8 centros urbanos, 1.800 municípios e gerou mais de 670 mil oportunidades.

Sobre as Usinas da Paz

As Usinas da Paz são complexos multifuncionais que oferecem uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. O projeto, elaborado pelo Governo do Pará, é coordenado pela Secretaria de Estado Articulação da Cidadania (Seac).

As Usinas ofertam mais de 70 serviços intersetoriais, como cursos profissionalizantes, serviços de emissão de documentos, reforço escolar, eventos e outras ações de cidadania, esporte, saúde e lazer. Todas as atividades realizadas são disponibilizadas de forma gratuita à população, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial tem a missão de gerar impactos tangíveis e sustentáveis em comunidades nas regiões onde o Grupo Equatorial atua, com foco em educação, empregabilidade e inclusão social. Através de parcerias estratégicas busca qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade para um futuro mais próspero, sempre alinhado à sustentabilidade e ao crescimento social responsável.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: