Com liberação da verba, Governo planeja injetar R$ 39 bilhões na economia brasileira. Especialista do Senac Guarulhos alerta que pagar dívidas é o melhor investimento para quem receber esse dinheiro extra
Recentemente o Governo Federal liberou os saques do fundo do Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pis/Pasep) para os cotistas de todas as idades que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988. Além de beneficiar 28,7 milhões de brasileiros, a iniciativa deve impactar em um aumento de 0,55 ponto percentual no índice do Produto Interno Bruto (PIB) e injetar R$ 39 bilhões na economia nacional, segundo estimativas do Ministério do Planejamento. Para muitos brasileiros a verba extra chega em boa hora e pode significar uma oportunidade para colocar a vida financeira em ordem.
Para Gilson Mesquita, docente da área de gestão e negócios do Senac Guarulhos e especialista em economia e finanças, a melhor aplicação para o dinheiro é a quitação ou negociação de dívidas. “Priorize as contas que possuem juros maiores, como cartão de crédito ou cheque especial. Se não puder pagá-las integralmente com o valor sacado, negocie. Com dinheiro em mãos, algumas instituições oferecem descontos significativos.”
Outra destinação interessante para o valor, segundo Gilson, é aplicar na poupança ou investir em Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), investimentos de renda fixa que são isentos de Imposto de Renda e que costumam garantir retornos superiores aos da caderneta de poupança. “Se a pessoa não tem dívidas, a melhor atitude para manter a vida financeira equilibrada é fazer o dinheiro render. Analise as opções entre os bancos e aplique”, orienta.
O docente lembra que para muitas pessoas o dinheiro serve como oportunidade de ir às compras. Nesse caso, ele recomenda que as compras sejam estratégicas e bem pensadas. “Se vai usar o dinheiro para adquirir algum bem, prefira os mais duráveis, como móveis, eletrodomésticos ou eletrônicos. E lembre-se, com dinheiro em espécie você consegue negociar descontos maiores.”