Bola da Penalty terá sua história contada no stand da marca e em painel sobre sustentabilidade em bolas de alta performance
São Paulo, julho de 2022 – Dias 14 e 15 de julho, a capital paulista será palco da Confut Sudamericana, maior feira da indústria do futebol na América Latina. Realizado no Hotel Hilton Morumbi, o evento tem como objetivo debater os desafios e oportunidades do mercado do futebol. E a Penalty ― uma das maiores fabricantes nacionais de material esportivo ― entrará em campo com a S11 Ecoknit como a bola oficial da conferência.
Aprovada com certificação máxima pela FIFA, a S11 Ecoknit é a primeira bola de futebol profissional do mundo desenvolvida com o propósito de unir a excelência em performance à sustentabilidade. “A FIFA lançou um desafio para as maiores marcas de bolas do mundo: criar um produto que combinasse alta performance com sustentabilidade e atingisse todos os critérios de certificação da entidade. A Penalty aceitou este desafio, reuniu todos seus principais talentos e tecnologias e criou, em 2019, a S11 Ecoknit”, conta Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.
Durante o evento, os participantes poderão visitar o stand da Penalty e conhecer de perto a história sobre o desenvolvimento da bola. “A S11 Ecoknit fez tanto sucesso que fomos convidados para palestrar na FIFA sobre a sustentabilidade em bolas de alta performance. A partir do êxito desta reunião, formou-se um grupo de trabalho sobre a evolução sustentável na produção de bolas. Nós não só integramos este grupo de trabalho, como temos diversas ações com protagonismo no projeto”, explica Caixeta.
No stand estarão expostos alguns dos materiais que compõem a bola, como o tecido Ecoknit, a câmara 6D e o forro biodegradável, que poderão ser tocados e manuseados pelo público. O espaço terá também um local instagramável, que contará com as taças do Campeonato Paulista e do Campeonato Carioca ― dois dos principais estaduais que contaram com a participação da S11 Ecoknit em 2022. A equipe da Penalty também estará disponível no stand para reuniões e trocas de conhecimento com empresas presentes na Confut.
Sustentabilidade em pauta
Com foco em criar um ambiente de geração de negócios, networking e pautas que colaborem com o desenvolvimento da indústria do futebol na América do Sul, a conferência contará com mais de 100 speakers, que discutirão tendências, desafios e oportunidades desse nicho de mercado.
“É muito importante estreitarmos essa parceria em relação à indústria do futebol. A Penalty é uma grande marca e tenho certeza de que só tem a acrescentar no nosso evento e programação. Como Confut, estamos empolgados por ver uma bola que tem qualidade e ainda possui certificação máxima da FIFA, contribuindo diretamente para a sustentabilidade”, diz Arthur Lobo, CEO da Confut Sudamericana.
Um dos painéis que serão apresentados durante o evento, “Sustentabilidade em Bolas de Alta Performance”, será comandado por Silvio Luis Pereira Dias, gerente de suprimentos e líder do grupo de sustentabilidade da Penalty, e contará com a participação de Eduardo Tavares, coordenador do departamento de inovação e tecnologia da FIFA.
Os participantes da conferência também poderão contribuir com outras ativações da Penalty relacionada ao tema. Todas as garrafas de água vendidas durante o evento terão o rótulo estampado com o logo da fabricante e uma indicação para que o descarte seja feito no stand da marca. Posteriormente, as garrafas serão recolhidas e enviadas a uma cooperativa de reciclagem. Além disso, todos presentes no evento receberão um chaveiro feito a partir do material reciclado da bola. Nele estará impresso um QR Code, que redirecionará o usuário a um vídeo aprofundado com a história da S11 Ecoknit.
Mais sobre a S11 Ecoknit
Revestida por tecido ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas PET ― cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas ―, a bola apresenta uma gravação em sua superfície, que proporciona uma melhor aerodinâmica durante o voo. Internamente, o produto é composto por uma câmara 6D, que proporciona equilíbrio total ao item, além de possuir uma camada de NEOTEC, que o torna menos contundente sem perder elasticidade.
Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão, que garante 0% absorção de água e mantém as propriedades de peso e velocidade da bola mesmo em condições de chuva forte.
A S11 possui mais de 60% de sua composição de materiais sustentáveis e é a bola oficial dos principais torneios estaduais do país, como o Campeonato Paulista, Carioca, Pernambucano, Goiano, Cearense, Potiguar, Amazonense e Paraense. Além disso, é a bola oficial das seleções de futebol da Bolívia e da Costa Rica.