No passado, manter a carteira segura significava ter certeza de que ela estava no seu bolso. Mas com novas tecnologias de pagamento sendo desenvolvidas e disponibilizadas a cada dia – como o pagamento por PIN, por exemplo – os hackers também começaram a ser criativos na hora de acessar e usar suas informações.
Todos nós queremos meios de pagamento mais rápidos e convenientes, mas você já parou para pensar na quantidade de informações pessoais que carrega hoje em seu celular? E aí, ainda acha que a está fazendo um bom trabalho para manter sua carteira segura na era digital? Deixo abaixo algumas questões para reflexão:
O que é uma carteira hoje?
Muito tem-se falado sobre ‘carteira digital’ nos últimos anos, mas agora, com novos meios de pagamento habilitados como o Apple Pay e Android Pay, seu smartphone pode ser considerado uma carteira. E como tal, você precisa começar a pensar em proteções físicas e cibernéticas. Isso significa prestar atenção em onde e como você está usando seu telefone, garantindo que você possui um software para protegê-lo de malware, e que apenas usará sites e apps confiáveis para transações sensíveis, como transferência de dinheiro.
Sua carteira fala por si mesma?
Com sistemas de pagamento sem contato se tornando mais populares, especialmente na Europa, até seus cartões podem falar sem você saber. Se seu cartão tem o símbolo de tipo ‘contactless’ Wi-Fi nele então provavelmente ele possui a Tecnologia RFID, que permite que detalhes da conta sejam lidos do cartão sem a necessidade de inserir em um leitor de chip e pin. Isto também significa que se um cibercriminoso chegar perto o suficiente de seu cartão ele poderá ler alguns dos seus dados pessoais. E isso é tão real, que os fabricantes de carteiras já estão testando e produzindo algumas com bolsos protegidos para armazenar cartões deste tipo.
Cuidado com o PIN
Assim como você não deixaria as chaves de casa na porta, sua senha ou código de acesso do cartão ou PIN do celular nunca devem estar anotados próximos do cartão ou no próprio smartphone. Se você tiver problemas para se lembrar do PIN fornecido pelo banco, procure mudar para um mais fácil – mas não fácil demais que outros consigam descobrir. E ao inserir seu PIN, você também deve escondê-lo de qualquer um que possa estar de olho!
Apesar de ainda não serem tão populares nos EUA e no Brasil, pagamentos por celular ou ‘sem contrato’ com tecnologia RFID já são comuns na Europa. Fazer um pagamento em segundos é atraente para muitos de nós, Mas esta conveniência deve vir com uma série de outras considerações de segurança. No Reino Unido, há um teto de US $45 (£30) para esse tipo de compra – minimizando o risco de compras em valores absurdos em caso de roubo. Para quem ainda não se sente confiante, é possível fazer o ‘opt out’ e pedir um simples cartão de Chip e PIN.
Além dessas dicas ‘high-tech’, existem melhores práticas que devem ser observadas para garantir sua segurança financeira.
Verifique o que você está pagando
Como o pagamento sem dinheiro se tornou a norma, é fácil perder a noção do que você está gastando, e mesmo se foi você que fez aquele gasto! Verifique sempre o extrato bancário, pois tendemos a ter aquela atitude ‘isso não vai acontecer comigo’, mas, muitas vezes, fraudadores começam com pequenos valores, que podem passar despercebidos para aqueles que não são atentos.
Suma com os recibos
Sua carteira está abarrotada com meses de recibos? Se a resposta foi sim, é hora de jogar tudo fora! Recibos podem levar a informações valiosas, incluindo seu cartão de crédito ou assinatura. Guarde o que for importante para trocas, devoluções ou reembolso de despesas em casa e destrua o resto. Cartões expirados também devem sair da sua carteira pois, por mais que você não use mais, eles contém informação ainda útil para um fraudador em potencial.
Levei minha carteira comigo em várias viagens ao exterior recentemente e sempre mantenho essas dicas em mente, me ajudando a ficar longe das fraudes. Espero ter te ajudado a fazer o mesmo!
* Tony Anscombe é embaixador da marca e evangelizador de segurança da AVG Technologies.
Sobre a AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em segurança online, fornecendo soluções de software e serviços para dispositivos, dados e pessoas. Com mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o portfólio de produtos da AVG para o consumidor final inclui segurança na Internet, otimização de desempenho, e proteção de identidade e privacidade para dispositivos mobile e desktops. Já seu portfólio para negócios – voltado para provedores de serviços gerenciados, VARs e revendedores – oferece soluções para gestão de TI, controle e geração de relatórios, segurança integrada e gestão de dispositivos móveis que simplificam e protegem empresas em diversos países. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco e Ingram Micro.