Associação de Educação Financeira do Brasil capacitou, em 2018, mais de mil
profissionais em 38 cidades
São Paulo, fevereiro de 2019 – O Caminhão Itinerante, projeto do SerasaConsumidor, startup e braço da Serasa Experian, já iniciou suas atividades em 2019 e chega em São Carlos no dia 12 de fevereiro. No dia 15, em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil, acontece o Projeto Itinerante de Educação Financeira, que cumpre a importante missão de levar educação financeira à população ao capacitar professores da rede pública sobre o tema. Em 2018, a ação do Caminhão Itinerante atendeu cerca de 100 mil pessoas e o Projeto Itinerante de Educação Financeira formou mais de mil profissionais de educação em 38 cidades.
O caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 de largura foi adaptado para possibilitar o acesso a seus serviços gratuitos, proliferando a educação financeira ao longo dos milhares de quilômetros percorridos em todo o País.
A capacitação de professores da rede pública das diversas cidades segue as diretrizes da ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, Decreto Lei DECRETO Nº 7.397, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010 que institui uma política pública que tem por finalidade disseminar a educação financeira junto à população. A iniciativa oferece aos docentes de todo o Brasil, de forma gratuita, informação, formação e orientação, além de parcerias com órgãos e entidades públicas e instituições privadas.
“Nosso objetivo é formar os profissionais com grande base de informação para que possam inserir de forma transversal a educação financeira nas demais disciplinas da escola, como Português, História e Geografia. A ação beneficia não só os professores, mas também estudantes e toda a comunidade. Nossa expectativa para esse ano é chegar aos 2 mil professores capacitados nas 41 cidades que percorreremos”, afirma Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.
Novos planos para 2019
Para esse ano, o Projeto Itinerante terá uma novidade: além das oficinas para capacitação de professores em 41 cidades, o projeto retornará em dez municípios para acompanhamento e medição de resultados. “Queremos saber os resultados de quantos alunos, pais e/ou comunidade serão impactados diretamente por atividades realizadas por professores que passaram pelas oficinas para, assim, mensurar de forma eficiente quantas pessoas foram impactadas por estes professores, após participarem das oficinas”, explica Claudia Forte.
A AEF-Brasil espera que o capital humano gerado pelas oficinas de educação financeira resulte em impacto direto aos alunos, bem como indiretamente aos familiares e comunidade, aumentando e fortalecendo a temática no País.
Caminhão Itinerante
Em seu primeiro ano o caminhão permitiu que milhares de pessoas pudessem consultar seu CPF, conhecer e entender sua pontuação de crédito com o Serasa Score, além de simular e/ou contratar empréstimos no comparador de crédito online Serasa eCred.
Em 2019, além de todos esses serviços, a expectativa é ainda maior, uma vez que, a partir de agora, os consumidores que visitarem o veículo terão acesso a renegociações de dívidas atrasadas e/ou negativadas com empresas parceiras do Serasa Limpa Nome Online, podendo sair de lá com o boleto de pagamento em mãos.
“O objetivo desse projeto é possibilitar o acesso à informação e aos serviços gratuitos que o Serasa oferta, principalmente para pessoas que não possuem fácil acesso à internet. No primeiro ano mostramos que a negociação da dívida é o primeiro passo para a melhoria da saúde financeira. Desta forma, aproveitamos e relançamos o Serasa Limpa Nome e levamos essa nova experiência de negociação e descontos para dentro do Serasa Itinerante”, afirma Giresse Contini, gerente do Serasa Consumidor.
Destinos previstos no projeto: São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Curitiba, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre, Pelotas, Chapecó, Foz do Iguaçú, Maringá, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Santos e São Paulo.