Iniciativa do Instituto Mauá de Tecnologia e STEM Women Network fortalece presença de mulheres nos cursos na área de exatas, em que apenas 20 % dos alunos são mulheres
Promover a diversidade de gênero, incentivar a permanência de mulheres, compartilhar conhecimento e apoiar o desenvolvimento de estudantes nos cursos de engenharia e de Tecnologia da Informação (TI), são os principais objetivos do novo programa de mentoria lançado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em parceria com STEM Women Network (que significa – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas), um programa de mentoria entre profissionais e estudantes STEM. A ação é voltada para alunas do curso de engenharia e TI e busca criar um ambiente mais acolhedor, inspirador e inclusivo, por meio da conexão com profissionais experientes que oferecem suporte acadêmico, profissional e emocional.
A iniciativa nasce da percepção de que muitas estudantes enfrentam dificuldades ao longo da graduação, sobretudo nos primeiros anos, devido à ausência de referências e redes de apoio. No IMT, as mulheres representam 25% dos ingressantes de todos os cursos, sendo que em engenharia e TI e apenas 20% do total de alunos matriculados nos cursos da área. Ao oferecer um acompanhamento direcionado, o programa busca ampliar as possibilidades de desenvolvimento dessas alunas, contribuindo para sua permanência e protagonismo na formação.
O projeto terá início em abril e contará com a participação de 25 alunas. A estrutura do programa contempla 12 sessões de mentoria individuais, realizadas ao longo de seis meses, com encontros quinzenais de uma hora. Além disso, estão previstas palestras, workshops e atividades presenciais no Instituto, abordando temas como autoconhecimento, construção de propósito, desenvolvimento de carreira e definição de metas. O engajamento das mentoras também tem sido um dos pontos altos da iniciativa — todas são profissionais da área de exatas e se voluntariaram para compartilhar experiências e orientar as estudantes.
De acordo com a Professora Ana Paula Serra, Pró-Reitora do Instituto Mauá de Tecnologia e responsável pelo projeto, a ação foi inicialmente voltada para alunas da primeira série de engenharia, mas, diante da boa receptividade, está sendo ampliada para estudantes de Engenharia e TI de todas as séries. “Com o programa, queremos oferecer acolhimento e incentivo para que as estudantes se sintam mais confiantes e pertencentes ao curso que escolheram e se enxerguem como profissionais ativas e de sucesso”, afirma.
Apoio emocional e inspiração profissional
Mais do que estimular a permanência das alunas, a mentoria visa inspirar novas trajetórias profissionais, ampliar horizontes e promover a saúde emocional das participantes. A troca de vivências com mentoras mais experientes fortalece o sentimento de pertencimento e contribui para que essas jovens se sintam seguras em seguir na carreira.
“As mulheres têm plena capacidade de atuar na engenharia e na tecnologia, mas muitas vezes não acreditam nelas mesmas, falta incentivo (pela visão de uma carreira masculina) entre outros desafios que vão além do conteúdo acadêmico. Tudo isso culmina em uma consequente falta de representatividade e exemplos inspiradores. A mentoria é um passo importante para fortalecer a confiança das meninas e mulheres nesta carreira, ter o apoio de profissionais da mesma área e, principalmente fazê-las acreditar e ter como propósito de que a mudança só pode acontecer se elas acreditarem são as peças fundamentais para isso… começando na sua formação universitária”, destaca Ana Carolina Guilhen, idealizadora do programa STEM Women Network.
Embora o foco seja o fortalecimento feminino, o programa não é exclusivo. Indiretamente, estudantes do sexo masculino também se beneficiam da iniciativa, em que são convidados para as palestras e workshops do programa, desenvolvendo uma maior consciência sobre equidade de gênero e diversidade em espaços de liderança. Com mais mulheres atuando com confiança e protagonismo na engenharia e TI, o impacto positivo se estende além da academia e contribui para a construção de um mercado de trabalho mais justo e plural.
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos e que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa e ensino, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento, apoiados por 130 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.
A interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.
O IMT é reconhecido como uma das principais instituições acadêmicas do Brasil e da América Latina, com acreditações e parcerias internacionais. Até hoje, mais de 22 mil profissionais formados pelo IMT se destacam no mercado, empreendendo e ocupando posições de liderança.