Programa brasileiro muda a vida de jovens salvadorenhos vítimas de violência sexual - Trama
Voltar para sala de imprensa

Programa brasileiro muda a vida de jovens salvadorenhos vítimas de violência sexual

Assinatura de parceria para ampliação e empregabilidade dos alunos do Cambia Tu Vida_201464145648.JPG (640×480) Depoimento do Aluno Victor_201464145711.JPG (640×480) Presidente Jair Meneguelli e equipe Cambia Tu Vida_201464145736.JPG (523×398)
 
São Paulo, junho de 2014 – Elevar a escolaridade, oferecer atendimento psicossocial e inserção no mercado de trabalho. Essa é a missão do programa ViraVida, tecnologia social desenvolvida pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI-CN) que já atendeu mais de 4 mil jovens brasileiros e, agora, inicia sua primeira turma em El Salvador.
 
Nesta segunda-feira (02), o presidente do SESI-CN, Jair Meneguelli, visitou os alunos do Cambia Tu Vida (ViraVida), e participou da assinatura de um protocolo de intenções para expandir o programa para mais seis regiões e empregar os alunos atendidos. Mais de 10 empresas e instituições assinaram o documento.

O aluno Victor, de 16 anos, participou da cerimônia e agradeceu a delegação brasileira pela transferência da tecnologia social do ViraVida.  “O ViraVida tem me ensinado muito. Todos os países merecem um programa como esse. Obrigado, Brasil, por ajudar El Salvador”.

Já a jovem salvadorenha Mirna, de 20 anos, disse que o ViraVida a ensinou sobre a força do conhecimento: “Sei que a oportunidade que estou tendo aqui é única. Tenho aprendido muito aqui. O programa tem me ajudado bastante, estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma. Meu passado foi apagado e agora só penso no futuro”.


Victor e Mirna têm históricos muito parecidos, pobreza extrema, famílias desestruturadas e violência. Segundo o Instituto Médico Legal do país, 74% das vítimas de violência sexual têm idade entre 10 e 19 anos. Desse total, 90% são do sexo feminino. Além disso, 65% dos agressores são conhecidos ou parentes de vítimas.


Para Luis Henrique Salazar Flores, Diretor Executivo da ISNA (instituição executora do Cambia Tu Vida) é uma obrigação da sociedade como um todo proteger crianças e adolescentes da violência. “Não haveria sentido executar esse programa se não fosse para devolver ao rosto deles o sorriso e a esperança. Desejo que chegue um dia em que tenhamos o privilégio de não precisar chamar nenhum adolescente de ‘vítima’. Parece uma realidade distante, mas pode ser agora, basta que a sociedade dê oportunidades a eles”.


Já o presidente do SESI-CN, Jair Meneguelli, destacou o papel das empresas como complemento ao trabalho realizado pelo programa. “Hoje, meu papel aqui é mostrar aos empresários salvadorenhos que eles podem fazer parte da transformação da vida desses jovens. O emprego é a chave para a mudança completa. Por isso, quero pedir não só às empresas, mas a todas as instituições e organizações, que nos ajudem a erradicar essa chaga da nossa sociedade. Chega de violência, queremos paz”.


Cambia Tu Vida
A transferência e replicação do ViraVida para El Salvador começou em setembro de 2012. Depois de um diagnóstico do cenário local, da rede de enfrentamento existente e de possíveis parceiros, a equipe técnica do SESI capacitou uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e profissionais administrativos.


Em dezembro de 2013, aconteceu a seleção de jovens para formar a primeira turma piloto. Uma metodologia de acolhimento foi iniciada no mesmo mês com um grupo de 25 jovens. Em janeiro deste ano, foram iniciadas as atividades de educação básica e capacitação profissionalizante em Cosmetologia, Gastronomia e Serviço ao Cliente, que se estenderão até janeiro de 2015. O objetivo final é que o jovem recupere sua autoestima e consiga uma inclusão no mercado de trabalho.


Sobre Conselho Nacional do Sesi
O Conselho Nacional é a instância máxima do SESI. É responsável por avaliar todos os programas e metas da entidade, aprovar e fiscalizar os orçamentos do departamento nacional e dos departamentos regionais, além de prestar contas aos órgãos de controle da União – a Controladoria Geral (CGU) e o Tribunal de Contas (TCU). Também supervisiona a ação de alguns projetos sociais de abrangência nacional e parcerias com instituições do Sistema S. O Conselho é composto por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores. O presidente é nomeado pelo presidente da República.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: