Os desenvolvedores de soluções de CRM estão apostando num novo mercado, a educação, setor que movimenta mais de R$ 12 bilhões de reais anuais. Os primeiros softwares destinados especificamente para as instituições de ensino gerenciarem e fortalecerem a relação com seus clientes é um dos principais assuntos do I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino, que acontece entre os dias 12 e 14 de junho, em São Paulo. O evento é realizado pelo SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) e organizado pela Hoper Marketing Educacional.
Ryon Braga, presidente da Hoper, explica que o mercado de CRM para instituições de ensino está começando a dar seus primeiros passos. “A tecnologia está encontrando na educação um novo nicho de expansão. Não existiam softwares deste tipo de aplicativo para a área educacional. Os primeiros serão apresentados durante o Congresso”. Dentre suas principais funções, Braga ressalta a melhora na prospecção de novos alunos e a fidelização dos alunos já existentes. “A tecnologia potencializa o uso de ferramentas como o telemarketing, mala direta ou e-mail”.
O ex-aluno também faz parte do foco de atuação deste software, de acordo com o diretor da Hoper. “Uma das grandes estratégias de marketing desenvolvidas pelas universidades é a comunicação com ex-alunos, que podem fazer a propaganda da instituição para o público e até mesmo para seus filhos. O software permite localizar esses ex-alunos e manter contato permanente com eles”, enfatiza Braga, que ministra o painel “Marketing de Relacionamento e as Novas Mídias”, no dia 13/06.
Lançamentos na Exposição
Durante a exposição que acontece paralelamente ao I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino, a Cadsoft, maior empresa no segmento de softwares acadêmicos, apresentará ao público o produto CRM Educacional. O programa tem como principais funções fazer o gerenciamento e suporte para a realização das ações de marketing de relacionamento, incluindo mala direta, e-mail marketing, telemarketing ativo e passivo, eventos, promoções, convênios e parcerias.
Segundo o diretor de marketing da empresa, Carlos Alberto de Azeredo Santos, o CRM Educacional Cadsoft garante um atendimento completo a todas as necessidades que são específicas do mercado acadêmico. Ele explica que a tecnologia possibilita criar mecanismos para avaliar os processos de atendimento, orientando as respostas em termos de qualidade, fidelidade, atualização e rapidez, com base nas informações registradas e estruturadas em um único banco de dados. “O sistema diminui custos operacionais e aumenta as taxas de retorno. O aluno é um tipo especial de cliente. É objetivo das escolas não só evitar a sua evasão, mas também fidelizá-lo para novos cursos, dentro de programas de educação continuada oferecidos pelas instituições”, complementa Azeredo Santos.
A RM Sistemas, especializada em soluções CRM, mostrará o Corpore RM Educacional, que abrange todas as áreas de funcionamento estrutural de uma instituição de ensino. “O produto permite uma integração entre todas as áreas que integram o dia-a-dia da instituição como folha de pagamentos, contabilidade, financeiro, compras, suprimentos, ativo mobilizado, entre outros. O objetivo é facilitar o relacionamento da universidade com seus alunos e seu corpo administrativo”, afirma Leonardo Mascarenhas, diretor de mercado da empresa. A empresa investiu cerca de R$ 2,5 milhões no desenvolvimento deste produto.
Além disso, o programa permite um planejamento de gastos e retornos nas campanhas de marketing. “Através de seu módulo de marketing, o produto facilita para a instituição de ensino fazer a contagem de gastos em uma campanha de capacitação de alunos, por exemplo, e também o retorno dessa ação”.
A Soft Works, que desde 1995 trabalha na área educacional, apresenta o produto Saori + CRM, da linha Saori, que utiliza a plataforma Oracle. Dentre suas principais atribuições, está a gestão integrada de campanhas ativas e receptivas, agenda de tarefas e controle de pendências com calendário embutido e múltiplas alternativas de registro de resultados na interação com o cliente. “As instituições de ensino não tinham uma ferramenta que dava suporte de campanha de relacionamento, voltadas diretamente para isso”, explica Roberto Chioccarello, diretor da empresa. Entre os diferenciais de seu produto, está a possibilidade da realização de campanhas personalizadas.
Serviço
I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino
Data: 12 a 14 de junho de 2003
Local: Centro de Convenções Pompéia
Endereço: av. Pompéia, 888, São Paulo.
Preço: R$ 450,00
Informações e inscrições: (11) 6914-2595 ou pelo site www.marketingeducacional.com.br
Sobre a Hoper Comunicação & Marketing Educacional
A Hoper Comunicação & Marketing Educacional é uma empresa que atua na área de consultoria voltada às instituições de ensino há 13 anos. Com mais de 120 instituições atendidas por todo o Brasil, é a primeira empresa especializada em marketing educacional e criação publicitária para Instituições de Ensino. Possui uma equipe de consultoria que conta com diversos profissionais atuantes no mercado nacional de educação, abrangendo as áreas de comunicação, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, gestão e relações internacionais para as instituições de ensino.
Descrição: Solução Corpore RM Educacional – RM Sistemas. Tamanho: 297 KB Clique aqui para ver a imagem ampliada |