Evento também abordou marketing de influência, modelos de negócios e inteligência artificial
São Paulo, 7 de novembro de 2023 – A 5ª edição do Focus Fashion Summit 2023, maior evento da indústria têxtil de moda da América Latina, teve início nesta terça-feira, no Pró Magno Centro de Eventos, em São Paulo, e vai até o dia 9 de novembro apresentando o que há de mais inovador dentro do setor têxtil de moda.
O primeiro dia de evento contou com uma programação extensa e repleta de conteúdo com o objetivo de fortalecer a cadeia de moda no Brasil. Os temas abordaram inteligência artificial, modelo de negócios, marketing e conteúdo digital, sustentabilidade entre outros.
Os diretores da Focus Têxtil receberam os participantes para a abertura do Focus Fashion Summit contando algumas das expectativas para a edição. “Queremos explorar o que há de melhor e o futuro do segmento como um todo, além de apresentar estratégicas práticas que abordam temas relevantes e atuais por meio de palestras e conteúdo dos players do mercado”, destaca Yoni Stern, diretor executivo da Focus Textil.
Já o presidente da Focus Textil Jacques Stern ressaltou que, durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de fazer uma imersão para expandir ainda mais os negócios. “Acreditamos no potencial de cada um que está aqui, por isso esse é um evento de grande importância para o nosso segmento”, complementa Stern.
Tendências, desfile, marketing de influência e desafios para o mercado
Em uma das palestras mais aguardadas do dia, o coordenador de pesquisa e insights da Focus Têxtil, Alê Morita apresentou as tendências para o verão 2024/2025. “Fazemos uma pesquisa excepcional que inclui desde os principais bureaus de estilo internacionais até coberturas dos maiores eventos de moda do mundo para levar ao público e clientes o máximo de informação e estratégia”, afirmou.
A estação, explicou Alê, abraça três estéticas diferentes: Diversão Surreal – provocativa, fluida, experimental, divertida e otimista. Não define o bonito ou o feio, mas capta o olhar por meio do diferente; Encanto Sensorial – futurismo soft, estética refinada, com formas mais limpas, puras e suaves. Traz equilíbrio em meio a rotinas super estimuladas pelo digital; Fusão Multicultural – Exalta a beleza artesanal e o maximalismo por meio de volumes, texturas, fibras e estampas ao mesmo tempo que celebra o natural, mas sem deixar de lado a modernidade. Para complementar, a consultora de moda da Focus Têxtil Bia Aidar mostrou em um desfile possíveis aplicações e referências das três estéticas.
Rafael Coca, CSO da Spark Influencer Marketing, e a influenciadora Vivi Nascimento reforçaram o protagonismo dos creators na indústria da moda e a importância de parcerias estratégicas com criadores de conteúdo que sejam criativos e tenham autoridade sobre o assunto que estão divulgando. O evento também contou com a participação de Henry Costa, Diretor de Produtos da Renner, que compartilhou os maiores desafios da indústria da moda e destacou a importância do digital para os negócios. Henry também mencionou a necessidade de um olhar atento ao cliente e um pensamento colaborativo entre fornecedores.
Miguel Lannes, Chief Artificial Intelligence Officer da Exame, deu uma palestra sobre as aplicações da Inteligência Artificial no segmento. Unindo tecnologia à sustentabilidade, Evelin Wanke, Diretora da Epson, e o estilista Dario Mittman falaram sobre o mercado da estamparia digital e as possibilidades de estampar diversos tecidos reduzindo o consumo de água a quase zero.
Na Arena, outro espaço da Focus Fashion Summit destinado a palestras e talks, Moda e Marketing de Influência, Moda Masculina e Active Wear foram alguns dos temas explorados.
O evento vai até o dia 9 de novembro no Pró Magno Centro de Eventos e o credenciamento de imprensa pode ser realizado através do site: https://www.sympla.com.br/evento/focus-fashion-summit-2023/2119281
Serviço
Focus Fashion Summit
Data: de 07 a 09 de novembro
Horário: das 9h às 19h
Local: Pró Magno Centro de Eventos (Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo)
Mais informações: https://www.focusfashionsummit.com.br/
Sobre a Focus Têxtil
Fundada há mais de 80 anos, a Focus Têxtil é uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina. A empresa tem como missão inspirar os mais de 5.000 clientes, agregando valor à coleção e oferecendo informação da moda por meio de um mix completo de tecidos e serviços com mais de 6.000 produtos, voltado para os segmentos: feminino, masculino, activewear, lingerie, beach, uniformes, denim, infantil, meias, home, calçados, acessórios e estampados.
Sempre em busca do melhor produto, aliada ao amplo serviço de informação e pesquisa, reforçam a qualidade do tecido oferecido aos clientes. A cada estação, são desenvolvidas e criadas coleções com novas texturas, composições, cores e padronagens, por meio de um profundo estudo de tendências de moda, mercado e consumo atual.
Atualmente a Focus Têxtil conta com dois espaços de atendimento ao cliente, localizados em São Paulo, nos bairros Bom Retiro e Barra Funda. Em cada Showroom, o cliente recebe um atendimento personalizado no qual ele poderá ter acesso a todos os artigos disponíveis, acervo de peças de pesquisa, além de contar com uma equipe capacitada com informações sobre tendências de moda.
A empresa ainda conta com seu braço social, o Instituto Focus Têxtil que completou 10 anos em agosto de 2023, com a missão de fomentar a sustentabilidade na cadeia da moda por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. Os projetos realizados incentivam o empreendedorismo e buscam facilitar o acesso à capacitação de profissionais do setor, diminuindo a desigualdade social. Outro forte pilar do IFT é o estímulo à criatividade de novos talentos, para que esses possam contribuir com o cenário da economia criativa ligada a moda e ao design sustentável.