São Paulo, janeiro de 2013 – O Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa do Porto Digital – Portomídia – divulgou a lista de aprovados em seu primeiro processo seletivo. A iniciativa do parque tecnológico recifense pretende incentivar a Economia Criativa em todo o Brasil. Foram aprovados nove empreendimentos que englobam áreas de atuação como design instrumental, estúdios de animação e games.
A iniciativa da Portomídia vem atrelada a uma série de projetos oficiais que visam identificar bons projetos empreendedores. No Brasil, o setor de Economia Criativa responde por 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e envolve 52,3 mil empresas. Em 2011, a Secretaria Especial da Economia Criativa, ligada ao Ministério da Cultura, lançou as metas para alavancar os negócios no País. O BNDES também se movimentou e inaugurou linhas de crédito.
Além dos nove projetos aprovados, há ainda seis em uma lista de remanejamento, que poderão ser convocados caso alguma das propostas selecionadas em primeira opção não assine o contrato de incubação.
Estrutura do Portomídia
A incubadora de Economia Criativa visa fomentar projetos em seis áreas, de acordo com o grau de influência que elas sofrem das tecnologias de informação e comunicação e do design. São elas: games, multimídia, cine-video-animação, música, design e fotografia.
Para fomentar o crescimento desses segmentos, o Portomídia operará cinco funções distintas: capacitação; estruturação, infraestrutura, exibição, tendências e observatório de Economia Criativa.
A primeira foca a capacitação e formação profissional, de modo a suprir lacunas e habilidades técnicas identificadas no Recife. A segunda responde pela estruturação de negócios criativos, objetivando criar uma nova mentalidade empreendedora num meio onde a informalidade é a regra.
A terceira relaciona-se com a infraestrutura tecnológica necessária ao desenvolvimento de produtos criativos avançados. Neste caso, estão previstos sofisticados laboratórios de design, interatividade, animação e finalização de áudio e imagem.
A quarta função proverá espaço para exibição da produção criativa local. Por fim, a quinta função garantirá um fluxo contínuo de informações qualificadas sobre tendências tecnológicas, melhores práticas em funcionamento no Brasil e no mundo e dinâmica do mercado, através da estruturação do observatório da Economia Criativa.
Conheça os projetos selecionados
Jogos para Treinamentos Empresariais
Pacote de jogos com o objetivo de promover o treinamento de profissionais para a indústria do turismo como preparatório para a Copa de 2014.
Meu Cachê.com
Sistema de informação baseado na web para a gestão da carreira musical.
Mobilis
Espaço alternativo móvel para exibição de conteúdos digitais interativos para comunidades e localidades de difícil acesso geográfico.
Mr. PLot
Mídias inovadoras para crianças. Criar experiências únicas a partir de conteúdos educativos com alto valor agregado de design.
Mudcrab Studio
Produção do primeiro jogo do gênero “MOTA” (Multiplayer Online Tactics Arena, ou Jogo de combate tático para múltiplos jogadores online) do mercado mundial.
Portal do Artista
Construção do maior acervo humano/artístico e cultural brasileiro. Fomentar oportunidades para todo segmento, numa espécie de “Linkedin Cultural”.
Projeto Fox
Criação de um sistema de relacionamento que una moda, design, telecomunicação e internet, com base na venda de camisas exclusivas.
Sinapp-Slider
Aplicativo web para criar apresentações, com recursos audiovisuais animados e biblioteca de elementos, baseado em movimento e interatividade.
Venda Fácil
Jogo digital de capacitação do processo de vendas em ambiente web, para profissionais de vendas de automóveis das redes de concessionárias.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.