São Paulo, agosto de 2014 – A produção audiovisual nacional, mais especificamente centrada em Pernambuco, começa a ser beneficiada pela estrutura do Portomídia, braço de economia criativa do Porto Digital. O melhor parque tecnológico do Brasil oferece laboratórios para uso da comunidade artística nacional e local, com foco em cine-vídeo-animação, games, design, música e fotografia.
A iniciativa do Porto Digital de entrar na área de Economia Criativa tem uma explicação: o estado de Pernambuco é reconhecidamente um território de emergência cultural. Com fortes influências da cultura popular e o talento natural do pernambucano para a criatividade, a indústria cultural do estado se destaca no cenário nacional.
Nomes do cinema pernambucano, como Lírio Ferreira, de "O Baile Perfumado" e "Árido Movie"; e Eric Laurence, ganhador do Festival de Gramado, usaram os laboratórios do polo tecnológico para finalizar seus trabalhos. No total, foram mais de 20 obras de cine-video-animação realizadas nos equipamentos de áudio, mixagem e finalização de áudio e vídeo.
Além dos curta e longa metragens para exibição em museus, festivais e salas de cinema, foram produzidos vídeos promocionais para exibição em TV aberta. Games e projetos de design também surgiram a partir de trabalhos nos estúdios do Portomídia, viabilizando esculturas digitais, impressões em 3D e toyarts.
"Os laboratórios do Portomídia são o fundamento do pilar Experimentação do nosso projeto de fomento da Economia Criativa", explica Francisco Saboya, presidente do Porto Digital. "Nossos outros focos são o Empreendedorismo, a Educação e a Exibição, sendo todos interligados", complementa o especialista em inovação.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.