Projetos de todo o Brasil, premiados em competições do Campus Party Recife e do Desafio Brasil, garantirão lugar na incubadora do parque tecnológico do Recife
São Paulo, julho de 2012 – Para as startups, inscrever-se em um processo seletivo para uma incubadora implica a rotina criativa de escrever um bom plano de negócios, prestar atenção em datas de editais e esperar ansiosamente pelos resultados. O Porto Digital, no entanto, resolveu criar novas formas de atrair empresas inovadoras para sua incubadora – a C.A.I.S. do Porto. Reforçando sua presença nos mais importantes eventos de TI dos próximos meses, o polo tecnológico pernambucano abrirá oportunidade para empreendedores de destaque.
A C.A.I.S. do Porto é uma das incubadoras do Porto Digital, localizada em prédio do bairro do Recife Antigo, área que abriga o parque tecnológico. Seu principal objetivo é dar suporte a empreendimentos nascentes do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), voltados para o desenvolvimento de soluções de problemas reais. Embora o foco sejam as questões do Estado de Pernambuco, são aceitos trabalhos desenvolvidos em qualquer parte do Brasil.
Chances na Campus Party
A Campus Party Recife, que ocorrerá de 26 a 30 de julho, abrirá oportunidades de negócios, com várias ações voltadas para o empreendedorismo. Nesse evento, o Porto Digital dará duas chances para os inscritos.
Os participantes do Geeks on Campus participarão de um "Speed Networking", no qual 18 startups terão cinco minutos para apresentarem duas ideias. O projeto que chamar mais atenção será convidado para participar dos programas de incubação do Porto Digital.
Também será esse o prêmio para um dos projetos selecionados no Wayra Contest, promovido pela aceleradora global de startups digitais da Telefônica Vivo. A equipe vencedora, além de vir a São Paulo ficar uma semana na academia Wayra, poderá entrar na C.A.I.S. do Porto sem participar de seu processo seletivo tradicional.
Vencedores do Desafio Brasil
Como um dos promotores regionais do Desafio Brasil, cujas inscrições terminam no dia 15 de julho, o Porto Digital também premiará a melhor ideia apresentada. O projeto mais inovador do Nordeste participará da competição nacional, mas já terá lugar garantido na C.A.I.S do Porto. Ademais, os ganhadores da grande final para todo o Brasil participarão de um período de aceleração no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova