São Paulo, janeiro de 2014 – O fomento de negócios inovadores no Brasil recebeu importantes incentivos do Porto Digital em 2013. Nesse ano, o parque tecnológico recifense lançou sua incubadora de Economia Criativa – a Portomídia – e ganhou um prêmio pela atuação da C.A.I.S. do Porto, sua incubadora de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
A primeira grande notícia na área de incubação é a abertura do Portomídia, Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa. Estruturado nos pilares educação, empreendedorismo, experimentação e exibição, além de abrigar startups, a instituição tem o suporte de equipamentos para viabilizar a produção dos artistas empreendedores.
Já a C.A.I.S. do Porto foi reconhecida pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) como a melhor incubadora de empresas voltada para o desenvolvimento local e setorial. A 17° edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador celebrou a iniciativa de fomento do desenvolvimento de soluções de problemas reais dos setores produtivos do estado de Pernambuco.
"O Porto Digital, como Arranjo Produtivo Local (APL), tem como missão ajudar a transformar a realidade do seu entorno", conta Francisco Saboya, presidente do Porto Digital. "Nossas incubadoras provocam essas mudanças, ao estimularem projetos nas áreas de especialidade do parque tecnológico, TIC e Economia Criativa", explica o especialista em habitats de inovação.
Para o início de 2014, está programado o lançamento do edital do processo seletivo da incubadora, com número de vagas a definir de acordo com o número de projetos inscritos. Mais informações serão divulgadas nas próximas semanas.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.