São Paulo, julho de 2014 – Mais cinco empresas se mudaram para o perímetro do parque tecnológico recifense Porto Digital, considerado o melhor ambiente de inovação do Brasil para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC). Com a chegada das novatas, tanto nacionais quanto estrangeiras, o polo passa a abrigar 253 empresas e organizações de pesquisa. Todas as companhias embarcadas usufruem de benefícios.
A Playful, graduada na incubadora Cais do Porto, do próprio parque tecnológico, é uma desenvolvedora de games e aplicações para plataformas PC, web, mobile, rotinas gameficadas e instalações para atuações publicitárias. Seu principal produto é a plataforma de jogos digitais para acompanhamento e avaliação do desempenho cognitivo dos jogadores.
A Appsware trabalha com sistemas de gestão (GW2), além de serviços de M2M (Machine-to-machine). Seus sócios-fundadores são veteranos do parque tecnológico, pois também são empreendedores de outra empresa embarcada, a Aplic Tecnologia.
De origem japonesa, a Nec Latin America é uma empresa de oferta integrada de soluções de alto valor agregado em TIC. Seus principais produtos são centrados na área de telecomunicações, com aplicação em operadoras, empresas e governo.
Na área de Economia Criativa, os destaques são a Imagenharia e a Tante Comunicação. A primeira é uma das primeiras revendedoras autorizadas da Apple em Recife e agora chega ao Porto Digital com seu sistema de gerenciamento de mídia Alfred. Já a segunda, é uma agência de web e marketing digital.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, destaca que as empresas embarcadas recebem apoio para a ampliação de seus negócios. "Além da isenção de impostos municipais e estaduais, também oferecemos capacitação de capital humano, criação de networking eficaz e contato com investidores", elenca o gestor.
É importante lembrar o potencial de crescimento do parque tecnológico. Em sua fundação, em 2000, o capital humano do Porto Digital era de três empresas, com 60 colaboradores. Hoje, são mais de 250 companhias, com mais de 6 mil colaboradores.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.