Da esquerda para a direita: Rick Weddle (IASP), Francilene Garcia (Anprotec), Ênio Pinto (Sebrae), Sheila Pires (Anprotec), Francisco Saboya (Porto Digital), Luis Sanz (IASP)
São Paulo, outubro de 2013 – Chegou ao fim nesta quinta-feira (17), o evento 30ª Conferência Mundial da IASP e XXIII Seminário Nacional Anprotec, que aconteceu no Porto Digital, no Recife. O congresso conseguiu reunir de 1,2 mil pessoas, oriundas de 65 países diferentes. Com isso, o evento foi o maior já realizado nos últimos anos pelas entidades. As discussões do evento, por sua vez, destacaram o tema "Parques te cnológicos modelando cidades".
Durante o seminário os participantes tiveram a oportunidade de circular dentro do perímetro do Porto Digital, que é um parque tecnológico aberto e urbano, localizado no Bairro do Recife, área histórica da cidade. Assim, puderam conhecer a infraestrutura e as transformações sofridas pela vizinhança com sua implantação. Para o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, essa foi a principal missão do evento.
"Os participantes puderam conhecer o cotidiano do lugar. Com isso, os congressistas criaram uma relação afetiva com o local", explica Saboya. Para o gestor do parque tecnológico, tanto a visitação dos inscritos pelo Bairro do Recife, que abriga o Porto Digital, e os conteúdos apresentados pela entidade reforçaram como local de inovação e conhecimento.
Os congressistas nacionais e estrangeiros puderam ver palestras e apresentações de casos sobre como os parques tecnológicos podem afetar positivamente seu entorno. O impacto da tecnologia nas cidades e o conceito de smart cities também foram amplamente discutidos nas mais de 24 horas de programação.
O evento é organizado pelo Porto Digital, com realização da IASP (International Association of Science Parks), da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Seu financiamento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), contando ainda com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
A próxima conferência da Iasp será realizada em Doha, no Catar, sediada pelo Qatar Science & Technology Park (QSTP), em 2014. Já o próximo seminário da Anprotec será realizado em Belém, no Pará, também no ano que vem.
Sobre a IASP
A IASP é uma organização global com cerca de 390 membros em 70 países. É responsável por conectar os profissionais de gestão da ciência, tecnologia e parques de pesquisa (científicos e tecnológicos) e outras áreas de inovação e por prestar serviços que contribuam para o crescimento e eficácia de seus membros.
Em 2013, seu evento anual será realizado em Recife, com a colaboração do Porto Digital. Concomitantemente, ocorrerá o Seminário da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Sobre a Anprotec
Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, polos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e do fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação:
@tramainova