São Paulo, abril de 2013 – A Economia Criativa brasileira está cada vez mais rica. O Porto Digital, parque tecnológico pernambucano, dá sua contribuição com a incubadora PortoMídia, que acaba de anunciar seus nove primeiros empreendimentos. Startups que desenvolvem projetos nas áreas de design, jogos digitais, multimídia, cine-vídeo-animação, música e fotografia iniciam seu período de incubação a partir deste mês de abril.
Nos 18 meses em que as empresas ficarão internas, os empreendedores criativos terão acesso a serviços de assessoria e capacitação em gestão empresarial, modelagem de negócios, acesso a mercado e desenvolvimento de produtos. Além disso, estará à disposição dos incubados uma infraestrutura composta de pontos de trabalho, conexão banda larga, salas de reunião, suporte gerencial e laboratórios avançados como ilhas de edição, estúdios de mixagem de áudio e computadores especiais.
Os empreendimentos da Portomídia terão incentivos dados pelo governo municipal e estadual. As empresas têm redução de ISS (de 5% para 2%) e outros benefícios oferecidos pelo Porto Digital às startups embarcadas.
Confira abaixo as empresas selecionadas e seus projetos:
MudCrab Studios: Produção de jogos online gratuitos com captação de receita através do modelo de microtransações visando o mercado internacional.
Mr. Plot: Desenvolve mídias digitais inovadoras para crianças, criando experiências únicas a partir de conteúdos educativos com alto valor agregado de design.
Mobilis: O objetivo da empresa é ser um espaço alternativo móvel (ou itinerante) para exibição e aplicação de conteúdos digitais interativos para diversas localidades.
Projeto Fox: Este projeto consiste na criação de um sistema de relacionamento que une moda, design, telecomunicação e internet, com base na venda de camisas. A venda de camisas com design moderno será associada a um código que permite enviar (e receber) mensagens, via celular, para destinatários de interesse, preservando informações pessoais e garantindo a privacidade de quem as recebe.
FisioLand: A empresa utiliza jogos digitais na construção de ambientes de tratamento sobre as competências cognitivas e motoras. Experiências virtuais, impactos reais.
MeuCachê.com: A proposta desta startup é desenvolver um sistema de informação baseado na web para a gestão da carreira musical.
Vista: E-commerce inteligente que reconhece medidas dos usuários, permitindo-lhes provar virtualmente roupas e montar o seu guarda-roupa virtual.
Audiovisual é o Negócio: Film Commission, coprodução, distribuição multiplataforma e licenciamento de produtos audiovisuais visando o mercado local regional nacional e internacional.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova