São Paulo, janeiro de 2014 – O polo tecnológico recifense Porto Digital recepcionou 29 empresas em seu perímetro durante o ano de 2013. O número indica um crescimento de 15% na quantidade de empreendedores interessados nas vantagens de estar embarcado no bairro do Recife Antigo. Com o aumento, chega-se também a um total de 7 mil colaboradores.
No perfil das novas embarcadas estão diversos segmentos de atuação. Há desde escritórios de desenvolvimento de sites e portais corporativos até empresas de comunicação. A diversificação deu-se em razão da abertura do Porto Digital para as empresas da área de Economia Criativa, indo além das tradicionais firmas de desenvolvimento de software, aplicativos e games.
"A cada ano o Porto Digital cresce em número de embarcados, fato que mostra que somos atrativos para os negócios em TI e Economia Criativa", comemora Francisco Saboya, presidente do parque tecnológico. "Nessa progressão, chegaremos às esperadas 400 empresas e 20 mil colaboradores, em 2020, que é nossa meta".
O destaque, entretanto, foi a aproximação com a Prefeitura da Cidade do Recife, que instalou sua Empresa Municipal de Informática (Emprel). Com essa aproximação, objetiva-se estreitar a comunicação com o Porto Digital na formulação de políticas públicas nesse setor.
Também em negociação com o governo municipal, no mês de dezembro foi incrementado o benefício fiscal para as empresas embarcadas. Estabeleceu-se um valor fixo de 2% para o ISS (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza). A nova lei também estende seus benefícios para as empresas de Economia Criativa do Porto Digital.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.