São Paulo, maio de 2013 – Desde o início do ano, 14 empresas escolheram instalar suas sedes no melhor parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital, localizado em Recife, Pernambuco. A partir de sua entrada, as startups já passam a receber redução de tributos e a aproveitar toda a infraestrutura oferecida pelo polo recifense. As novas empresas recém-chegadas são: Agora eu Consigo; Até passar; BRQ Solutions; Case Partners; Cridea; G3; Gapuia; Idealizza; Ideiaimagem; iMind Solutions; IPAD; SW Training e USTO.RE
A maior parte das duas mil companhias embarcadas no Porto Digital são pequenas e médias empresas pernambucanas. Há, entretanto, gigantes tecnológicos que aproveitam dos incentivos e da mão de obra altamente qualificada da cidade do Recife para criarem produtos dentro do polo, como é o caso de IBM, Microsoft e Accenture. As empresas embarcadas dedicam-se, principalmente, às áreas de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial, mobilidade urbana, games, animação e aplicações para dispositivos móveis.
"Cada empresa que vem para o Porto Digital é sinal de que nossos esforços em prol da inovação no Brasil estão tendo sucesso", explica Francisco Saboya, presidente do Porto Digital. "Nossa intenção é sempre fornecer a melhor infraestrutura e serviços para o desenvolvimento dessas startups, ajudando não só o crescimento delas próprias, mas também vendo-as impactar a economia do Recife, de Pernambuco e do Brasil".
O Porto Digital coloca à disposição das empresas embarcadas vantagens como acesso à internet por fibra ótica, contatos com investidores, órgãos de fomento e isenção de impostos. Por ser um arranjo produtivo local, com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife e do Governo do Estado de Pernambuco, há incentivos municipais, como a redução do ISS (Imposto sobre Serviços) em até 60%; e incentivos estaduais, como a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).
Veja abaixo o perfil das novas startups:
– Agora eu Consigo: desenvolve software de comunicação alternativa para tablets em português, o Livox. O programa é uma solução para comunicação de pessoas com dificuldades de fala, pois fornece conversão de texto em voz com sons naturais.
– Até passar: site que agrega informações sobre concursos públicos, sendo uma rede social de aprendizagem online. A plataforma permite um ambiente de educação colaborativa, com distribuição de conteúdos.
– BRQ Solutions: fundada em 1993, é uma empresa de Serviços de TI. Cresce em média 30% ao ano e em 2011 teve uma receita de R$ 350 milhões, contando com mais de 4.000 profissionais distribuídos nas filiais de São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília e Nova Iorque. As ofertas vão de Outsourcing de Aplicações e Service Desk, Desenvolvimento de Aplicações Sob Medida, Soluções de Mobilidade, Cloud Computing, Consultoria em TI e Processos Financeiros, até a Terceirização de Processos de Negócio (BPO).
– Case Partners: é uma empresa especializada em gerenciamento de processos de negócio para os setores público e privado, com ofertas na área de BPM – Business Process Management.
– Cridea: primeira companhia profissional de Pernambuco dedicado à prestação de serviços de coleta de dados aérea e pesquisa de veículos aéreos não-tripulados.
– G3: empresaespecializada no segmento de consultoria, implantação e desenvolvimento no segmento de transportes de passageiros, cargas e transporte revendedor retalhista.
– Gapuia: empresa tem um longo histórico na área da cultura & comunicação para o desenvolvimento. No portfólio, realização de documentários (com premiações), direção de programa de TV, edição de livros, RPG educativo, exposições multimeios.
– Idealizza: empresa que surgiu da soma das experiências de seus criadores nas áreas de Desenvolvimento de Software, Administração de Redes de computadores, Segurança da Informação, Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação e Administração de empresas. Desde 2004, se especializou no desenvolvimento soluções exclusivas para seus clientes.
– Ideiaimagem: empresa pioneira em computação gráfica no país, fundada em 1992. Atende demandas em publicidade, multimídia e web. É uma das mais novas empresas de Economia Criativa do Porto Digital.
– iMind Solutions: empresa especializada em desenvolvimento e manutenção de sistemas em regime de fábrica de software com soluções Web, Mobile e Portais.
– IPAD: o Instituto de Planejamento e Apoio Tecnológico e Científico (IPAD) especializou-se na promoção de concursos públicos e seleções, na capacitação de recursos humanos, no desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação e no atendimento à comunidade.
– SW Training: capacitação de jovens profissionais para inserção no mercado de trabalho de TI com um conhecimento diferenciado.
– USTO.RE: empresa especializada em data clouding para armazenamento de dados privada ou pública. Suas soluções vão desde o arquivamento de dados até, backup e acesso remoto.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.