São Paulo, abril de 2014 – O IV SIREE (Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos), organizado pelo parque tecnológico Porto Digital, já está recebendo inscrições. Nesse ano, o tema tratado será "Gestão de resíduos eletroeletrônicos: uma nova cadeia de valor". A organização, mais uma vez, fica a cargo do IT Green – núcleo do polo que se preocupa com o uso de tecnologias da informação e o bem-estar socioambiental, em conjunto com o CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e a ASSESPRO (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).
O seminário, que está marcado para os dias 18 e 19 de setembro, é um fórum para debates sobre a destinação ambientalmente correta e as boas práticas de gestão mais sustentável dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Seus debates congregam líderes da sociedade e da iniciativa privada, autoridades governamentais e especialistas do Brasil e de outros países.
"O Porto Digital tem um compromisso com a sustentabilidade, por isso incentiva troca de experiências bem sucedidas em logística reversa de eletroeletrônicos", explica Francisco Saboya, presidente do parque tecnológico. "Nós, que vivemos a tecnologia da informação, precisamos nos preocupar com os resíduos de seu desenvolvimento", acrescenta.
Este ano, além das discussões, será realizada a I Feira sobre Iniciativas para Logística Reversa de Eletroeletrônicos (I FIREE), com o objetivo de dar visibilidade às empresas que atuam em logística reversa e reciclagem de produtos eletroeletrônicos.
Chamada de artigos
Também está disponível no site do evento o regulamento da chamada de artigos técnico-científicos para o Seminário. Os interessados em submeter artigos deverão baixar o regulamento que se encontra no site. A chamada tem como enfoque a gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) e as possibilidades que se apresentam para transformá-la em uma cadeia de valor.
O público-alvo do seminário – especialistas, gestores, professores, estudantes, além de profissionais da iniciativa privada – pode se inscrever pelo site: HTTP://siree.org.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.