São Paulo, abril de 2013 – Além de ser considerado o melhor parque tecnológico do país, o Porto Digital conquista seu lugar no mapa global da inovação. O reconhecimento dá-se pelo número de delegações estrangeiras que visitaram o Recife Antigo nos últimos tempos. Políticos e empresários suíços, russos, americanos, alemães, franceses e britânicos, por exemplo, colocaram Pernambuco na sua rota de viagens recentemente a fim de conhecer as empresas embarcadas no polo recifense. Para as startups, a vantagem de receber as missões vai desde a possibilidade de receber investimentos até parcerias e convites para conhecer parques e incubadoras parceiras em outros países.
Tais visitas de delegações estrangerias acontecem com frequência em entidades inovadoras e empresas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas os resultados do Porto Digital fazem com que as atenções estejam cada vez mais atraídas para Recife também. "Com as visitas, entramos no cadastro de referência das embaixadas, que podem nos indicar como parceiros no Brasil. Eles buscam conhecer o que fazemos e o que podemos oferecer em termos de programas e serviços", afirma o diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Guilherme Calheiros.
O último grupo de estrangeiros recebido no polo recifense veio da França, no dia 3 de abril, com interesse em conhecer aspectos institucionais do parque, como seu orçamento, infraestrutura e faturamento. Os representantes franceses igualmente apresentaram demandas sobre os benefícios fiscais concedidos pelo poder público local. Participaram da delegação o embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye, e o secretário do cônsul francês em Recife, Julien Guichard. O assunto da conversa girou em torno de potenciais planos futuros, como parcerias, acordos de cooperação e investimentos.
Outra importante visita recente, a dos britânicos, realizada no último mês de fevereiro, já tem dado frutos positivos. Por meio do Conselho Britânico será viabilizado um intercâmbio com o Porto Digital que tem como público-alvo empreendedores criativos e artistas. Um dos resultados da parceria com o governo britânico foi uma competição de startups Brasil/Reino Unido, realizada em Recife junto com o UK Trade & Investment, entidade que promove o comércio e os investimentos no país. No concurso, a startup iCare Games, incubada no Porto Digital, foi selecionada para ir a Londres participar do evento Digital Shoreditch Festival e conhecer a TechCity, parque tecnológico da cidade.
Ainda em abril, também está programada a vinda ao Porto Digital de uma missão de representantes da cidade portuguesa de Óbidos, tendo as presenças de Telmo Faria e Filipe Montargil, respectivamente prefeito e presidente do parque tecnológico instalado no município português.
A visita de delegações estrangeiras ao Porto Digital demonstra também o quanto o parque tecnológico se tornou importante para o desenvolvimento da área de TIC. Francisco Saboya, presidente do parque tecnológico, reitera que “as oportunidades de troca de experiências e parcerias são muito positivas para a gestão do polo, assim como para suas empresas”. “Receber representantes de entidades internacionais confirma que nos tornamos também atores mundiais”, conclui.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.