São Paulo, novembro de 2012 – Cada vez mais empresas e instituições organizam prêmios para incentivar jornalistas que cobrem áreas específicas. O Porto Digital, parque tecnológico de Recife (PE), pelo quinto ano consecutivo estimula os jornalistas do Estado, dos segmentos de economia e TI.
Este ano, a divulgação dos ganhadores será no próximo dia 5 de dezembro.
O 5º Prêmio Porto Digital de Jornalismo tem como tema “Inovar para crescer: a contribuição da tecnologia da informação para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco” e será entregue pelo Núcleo Gestor do Porto Digital e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Outros parceiros da iniciativa são Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, a Assespro e a Softex.
Essas premiações aumentam o nível de informação e conhecimento sobre os setores produtivos, além de contribuírem para a disseminação do conhecimento e a democratização da informação junto à sociedade, colaborando para a construção de uma cidadania mais consciente.
Os finalistas foram escolhidos por uma banca formada por: Tânia Bacelar, professora da UFPE e especialista em desenvolvimento regional; Luis Nassif, diretor de redação da Agência Dinheiro Vivo; Márcio Stefanni, diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco; José Carlos Cavalcanti, professor de Economia da UFPE; José Claudio Oliveira, sócio da consultoria em TI Procenge; e José Gualberto Almeida, presidente da Associação de Exportadores de Fruticultura do Vale do São Francisco.
Há previsões para que, em 2013, a premiação se estenda para jornalistas de todo o Brasil.
Finalistas do 5º Prêmio Porto Digital de Jornalismo
Categoria: Impresso
Marcela Ribeiro – Folha de Pernambuco
Raíssa Ebrain – Jornal do Commercio
Silvia Bessa – Diário de Pernambuco
Categoria: Rádio
Karla Juliana – Rádio Jornal
Karoline Fernandes – Rádio CBN
Categoria: TV
Antônio Martins – TV Jornal
Fabiane Vieira – TV Jornal
Categoria: Digital
Ângela Belfort – JC Online
Ed Wanderley – Pernambuco.com
Paula Schiver – NE10
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.