Porto Digital participa de consórcio entre Brasil e União Européia - Trama
Voltar para sala de imprensa

Porto Digital participa de consórcio entre Brasil e União Européia

 Parque tecnológico integra grupo de 13 entidades brasileiras e européias que tem como objetivo estreitar as relações de pesquisa e inovação entre países

São Paulo, março de 2016 – O Porto Digital acabou de se juntar a outras 12 entidades científicas e tecnológicas do Brasil e da União Europeia a fim de formar o Consórcio Internacional Incobra (Increasing International STI Cooperation between Brazil and the European Union). O parque tecnológico recifense é o único representante do Nordeste brasileiro a participar da primeira reunião da iniciativa, que está acontecendo na cidade do Porto, em Portugal.

Na primeira atividade conjunta, os participantes do consórcio tem como objetivo construir uma estrutura capaz de facilitar a interação entre entidades brasileiras e europeias de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).O Incobra foi formatado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) e já sinaliza de forma positiva para a participação de outras instituições do Brasil e da Europa. A última atividade do evento, que acontecerá durante toda a manhã do dia 18, será aberta ao público em geral, que poderá conhecer as primeiras diretrizes traçadas pelo consórcio após as primeiras reuniões internas.

Para Guilherme Calheiros, diretor de inovação do Porto Digital, que está na cidade do Porto para representar o ecossistema pernambucano, atuar junto às instituições que compõem o Incobra reforça as estratégias de internacionalização do parque tecnológico. "Nos últimos anos intensificamos nossas ações de projeção do Porto Digital no cenário internacional. Participamos de forma ativa nas conferências da IASP, inclusive com a atração deste evento para o Recife em 2013. Compor este consórcio internacional fortalece um conjunto de ações que temos desenvolvido em parceria com instituições européias e representa um novo desafio para o parque tecnológico: atuar diretamente no fortalecimento da pesquisa e inovação no Brasil por meio do fomento das ações cooperadas com as instituições e empresas da União Européia", comenta.

Além do Porto Digital e dos portugueses anfitriões do evento, integram o consórcio do Incobra instituições da Alemanha, Austria e Bélgica, assim como a Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), com sede na Espanha. Do lado brasileiro, estão confirmadas a participação da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), da Agência de Inovação Brasileira (Finep) e também da Universidade Federal de Campinas (Unicamp), além da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: