São Paulo, dezembro de 2014 – O Porto Digital, polo tecnológico pernambucano, inicia suas atividades de expansão para cidades do sertão e agreste do estado na última semana do ano. Em 26 de dezembro, será inaugurada a unidade avançada em Caruaru. Já dia 29, será a vez de Petrolina abrir seu complexo tecnológico.
O objetivo da interiorização do Porto Digital é reforçar a capacidade tecnológica de ambas as localidades, induzindo novas dinâmicas econômicas baseadas na criatividade, no conhecimento e na inovação. O público alvo é de jovens com potencial empreendedor, egressos das universidades e escolas técnicas, além de empreendedores inovadores.
De modo articulado, os complexos tecnológicos integrarão seis eixos: Empreendedorismo, Experimentação, Exibição, Educação, Coworking e Crédito. As funções serão incorporadas de acordo com o perfil econômico local e alinhadas às características culturais de cada cidade e municípios vizinhos. Em Caruaru, o foco do empreendimento se dará em torno dos setores de moda e confecções. Já em Petrolina, as atividades serão centradas nas áreas de música e games.
Segundo o Presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, nas duas unidades do Armazém da Criatividade o público-alvo contará com "espaços de empreendedorismo, eventos, crédito, experimentação, showroom, educação, além de um ambiente empresarial para que a empresa, uma vez constituída, possa desenvolver seu negócio".
Caruaru – A unidade do Armazém da Criatividade em Caruaru possui laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais. Em relação às Tecnologias da Informação, o foco se dará nas áreas de animação e games, moda e gráfica. Já as atividades relacionadas à Economia Criativa, acontecerão nos segmentos de design gráfico, design de moda e editorial de moda. O diferencial são os laboratórios e equipamentos de alta performance, distribuídos em três núcleos funcionais, com predomínio de recursos de suporte à moda: criação, com laboratórios de design gráfico, de produto e de moda, além de modelagem 3D, desenvolvimento de games e animação; prototipação, com laboratórios de digitalização e impressão 3D, produção gráfica e produção de vestuário; e editorial de Moda, que contará com estúdios de fotog rafia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.
Petrolina – O Armazém da Criatividade de Petrolina vai operar com plataformas complexas de estúdios e laboratórios, também distribuídos em três núcleos funcionais com predomínio da economia criativa: criação e prototipação, com laboratórios de design gráfico, web e de produtos, além de modelagem e impressão 3D, desenvolvimento de games e animação; audiovisual e música, com estúdios de gravação de música, fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual; e exibição, com arena multifuncional para teste e competição de games, exibição de filmes e auditório.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.