São Paulo, outubro de 2012 – Três projetos da C.A.I.S. do Porto, incubadora ligada ao Porto Digital, são os vencedores do Desafio Cidades Ecointeligentes, promovido pelo parque tecnológico recifense, em parceria com as Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e Sustentabilidade e Meio Ambiente (SEMAS) de Pernambuco. Os projetos Economia Industrial, Economize Residencial e E-Lixo Sustentável são parte da turma que entrou na incubadora no começo do mês.
A colocação foi a seguinte: Economize Industrial (1ª), Economize Residencial (3ª) e E-Lixo Sustentável (4ª). Em segundo lugar ficou a Carona Sustentável. Além disso, dos 29 projetos submetidos, mais um premiado é ligado ao Porto Digital, considerado pela Anprotec o melhor parque tecnológico do Brasil. O quinto colocado, o projeto Gestão e Comercialização de Ativos Excedentes, faz parte de uma empresa graduada na incubadora do Porto Digital, a Bidcorp.
O Desafio objetivou o surgimento de empreendimentos com soluções estratégicas, capazes de impactar positivamente a sustentabilidade nas cidades. Seu lançamento aconteceu durante a a primeira edição da Campus Party Recife (CPRecife).
Confira os projetos considerados mais criativos pela comissão julgadora:
1º lugar – Economize Industrial
Torna o uso de energia elétrica mais eficiente em indústrias a partir de monitoramento, análise do consumo e gerenciamento dos recursos.
2º lugar – Carona Sustentável
O Carona Sustentável é uma rede social destinada a impulsionar o compartilhamento de veículos entre pessoas no deslocamento para o trabalho.
3º lugar – Economize Residencial
Auxilia as pessoas a economizarem energia em suas casas através de monitoramento, automação, jogos e interação social.
4º lugar – E -Lixo Sustentável
Um ambiente (software web) que facilite a coleta de informações do lixo eletroeletrônico a partir das Redes Sociais, e também, de dispositivos eletrônicos com acesso a internet.
5º lugar – Gestão e Comercialização de Ativos Excedentes
Empresas de construção as campeãs em geração de resíduos. Nossa empresa faz a gestão e comercialização de seus ativos excedentes.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova