São Paulo, março de 2014 – A Portomídia, Centro de Empreendedorismo de Economia Criativa do Porto Digital, acaba de receber seu scanner e impressora 3D. Com um investimento total de R$ 164 mil, com verbas do Laboratório Avançado de Design – convênio entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria de Tecnologia de Pernambuco (Sectec-PE), os equipamentos poderão ser usados em projetos inovadores que cruzem as áreas de cine-video-animação, design, games, fotografia, música e multimídia.
A política de utilização do equipamento visa a incentivar protótipos de projetos crossmídia e transmídia – aqueles que se utilizem de diversas mídias e plataformas (crossmídia) ou que sejam distribuídos em diferentes mídias, com diferentes linguagens. A impressora pode ser usada para o desenvolvimento de personagens, marcas, mascotes e símbolos; já o scanner auxilia na criação de referências para protótipos virtuais.
Os interessados em usar tanto o scanner, quanto a impressora, devem enviar uma descrição dos objetivos do projeto, para ser avaliada pela equipe do Portomídia. A prioridade será para os pedidos que apliquem os conceitos de crossmídia e transmídia.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, explica o investimento do parque tecnológico. "Os scanners e impressoras 3D são parte de um novo padrão de produção, no qual o trabalho manual não é mais necessário. Como o Portomídia é uma referência, no Brasil, no uso de tecnologia na Economia Criativa, as inovações em prototipia 3D não poderiam faltar em nossos laboratórios."
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.