São Paulo, março de 2015 – O Porto Digital, parque tecnológico recifense, inaugurou na sexta-feira (27) espaço para testes de aplicativos móveis, em parceria com a Qualcomm,empresa global de tecnologias móveis. Fruto de parceria entre o ministério das comunicações, o governo do estado de Pernambuco, o polo e a companhia, o objetivo do projeto é otimizar o desempenho dos aplicativos desenvolvidos pelas empresas do parque tecnológico.
Equipado com tecnologias capazes de detectar com agilidade bugs e falhas de execução, o laboratório analisa os apps quanto à sua funcionalidade, usabilidade, performance (uso excessivo da bateria e de rede, por exemplo), segurança de dados e estabilidade (como o app reage em condições extremas de uso). O ambiente também será um espaço para o desenvolvimento de novas aplicações e tecnologias desenvolvidas pela Qualcomm, como a Vuforia, plataforma de realidade aumentada para dispositivos móveis.
Os testes serão gratuitos e serão destinados prioritariamente às empresas embarcadas no Porto Digital. "O laboratório é mais uma ferramenta oferecida com o objetivo de aprimorar a qualidade dos produtos desenvolvidos aqui no parque tecnológico. Os empreendedores terão à sua disposição metodologias e ferramentas de testes que auxiliarão de forma decisiva no lançamento das suas aplicações", explica Guilherme Calheiros, Diretor de Inovação e Competitividade do Porto.
O espaço é o primeiro do tipo instalado no Norte e Nordeste. No Brasil, há apenas outros dois laboratórios similares, ambos no estado de São Paulo. O laboratório funcionará dentro do Portomídia, edifício do Porto Digital dedicado às atividades na área de Economia Criativa.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.