São Paulo, agosto de 2013 – Com a intenção de reduzir a dependência recifense do eixo RJ-SP, o Portomídia, núcleo de Economia Criativa do parque tecnológico recifense Porto Digital, abre inscrições para cursos nas áreas de design, gestão, edição de áudio e vídeo e pós-produção. São 330 vagas abertas para os profissionais de qualquer perfil, desde iniciantes até avançados.
A proposta é parte do pilar Educação do Portomídia. Segundo Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, "a programação de cursos e palestras foi construída visando a eliminar os gargalos dos profissionais".
Os cursos oferecidos pelo núcleo de Economia Criativa têm dois diferenciais quanto às instituições de educação tradicionais no setor. Seus valores, em primeiro lugar, são de 15% a 85% mais baratos do que os praticados por escolas do segmento. Ademais, seus temas tratam de assuntos que não são comumente abordados, para gerar impactos positivos no mercado local.
A estrutura do Portomídia conta com duas salas de treinamento equipadas com equipamentos modernos. Cada turma terá até 20 alunos, nas aulas ministradas em parceria com instituições especializadas e de fomento, como o Sebrae.
A primeira leva de cursos, com inscrições abertas a partir do dia 21 de agosto, tem como destaques: Game design 2D; Protools (básico a avançado); Pós-produção; Formatação e apresentação de projetos audiovisuais para TV; Gestão financeira; Planejamento estratégico; Gestão de pessoas e equipe; Empretec; e Estratégias empresariais.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.