Porto Digital acompanha o desenvolvimento econômico do Nordeste
Parque tecnológico enfoca prioridades científico-tecnológicas do Recife
São Paulo, setembro de 2012 – As áreas de atividade do Porto Digital, eleito pela Anprotec como o melhor parque tecnológico do Brasil, estão entre as prioritárias para o crescimento socioeconômico da cidade. O estudo Oportunidades de negócios para o município de Recife (PE), elaborado com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), demonstrou que algumas das áreas que têm mais capacidade de crescimento na capital pernambucana são eletroeletrônica e indústria criativa.
A primeira edição do documento apresenta uma proposta de ação para o desenvolvimento das cadeias produtivas e mostra oportunidades de negócios. A pesquisa concluiu que o Recife tem grande vantagem competitiva nos setores tecnológicos, pois já tem base produtiva instalada, graças ao Porto Digital e outras instituições do segmento de tecnologia. Os investimentos em TI no estado de Pernambuco acontecem de forma não concentrada há cerca de 20 anos e começaram a ganhar forma e organização a partir da criação do Porto Digital, no início desta década.
Outra área tradicional da economia pernambucana, a cultura, também é apontada como passível de desenvolvimento. Segundo o documento, a cidade do Recife, reconhecida como caldeirão criativo em diversos segmentos, deve concentrar investimentos para que cresçam os setores de cinema, vídeo e TV, música, animação, jogos, museus e parques. Para incentivar essa efervescência, o Porto Digital, com apoio da prefeitura municipal, estendeu seu território para conseguir abranger mais empresas desse segmento. Além disso, o parque tecnológico criou uma incubadora – a Porto Mídia – para incentivar o surgimento de empresas da área de Economia Criativa.
O relatório Oportunidades de negócios para o município de Recife (PE) foi formulado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com apoio da Prefeitura do Recife. Além de citar as áreas tecnológicas e de economia criativa, o estudo também indica as indústrias farmoquímica, farmacêutica e de rádio-fármacos como essenciais para o desenvolvimento econômico da cidade.
Sobre o Porto Digital O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova
Receba o boletim diálogos
Newsletter semanal com curadoria de conteúdo desenvolvida por nós. Uma visão integrada e de futuro da comunicação. Assine.