São Paulo, novembro de 2014 – O Porto Digital, por meio do projeto Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação de Pernambuco (NAGI-PE), lança a primeira turma do MBA em Sistemas e Estratégias de Inovação. Com início previsto para fevereiro, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Cadepe Business School e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O curso terá duração de aproximadamente 18 meses, com aulas quinzenais. A ementa das aulas contempla módulos sobre gestão da inovação; inovação, conhecimento e indústrias criativas; prospecção de oportunidades de negócios; design thinking; e modelos de negócios para criação de empreendimentos inovadores.
Segundo Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, as aulas estimularão os profissionais a pensar a inovação no Brasil, estimulando-os a criarem negócios e projetos disruptivos. "O Porto Digital se propõe a ser um cluster que qualifica empreendedores e interessados em inovar", destaca o executivo. Dentro desse pressuposto, o curso de MBA está dentro do Programa de Qualificação do Porto Digital, que tem cursos nas áreas de idiomas, softwares e criatividade, entre outros.
O MBA em Sistemas e Estratégias de Inovação é destinado a profissionais e empreendedores de setores privados, que atuem não só em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa, mas também nas seguintes áreas abrangidas pelo NAGI-PE: metal mecânica, confecções, móveis, farmacoquímica, gesso, cadeia de petróleo e gás, e vidro. Os candidatos a aluno deverão comprovar que são ligados a esses segmentos.
O Porto Digital vai subsidiar 80% do valor total do curso, cabendo ao aluno arcar com 20% do montante. O financiamento será realizado pela Finep, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Para informações relacionadas ao cronograma, à ementa e aos valores, o interessado deve acessar o regulamento ou ligar para: (81) 3419-8108.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.