São Paulo, junho de 2015 – Estão abertas as inscrições para a chamada de novos negócios inovadores do Porto Digital. Serão 26 oportunidades para empreendedores em tecnologia da informação e economia criativa: oito para cada uma das incubadoras Cais do Porto e Portomídia; e dez para o inédito Programa de Qualificação de Novos Negócios. As inscrições vão até dia 5 de julho.
Os projetos selecionados serão encaminhados para as incubadoras ou para a qualificação, a partir da avaliação do estágio de maturidade do negócio. "O Porto Digital tem como vocação incentivar empreendimentos inovadores e com o Programa de Qualificação vamos contribuir para que mais empreendedores tenham chances de transformar suas ideias em negócios e acessar com mais facilidade os programas de incubação ou de aceleração, fortalecendo ainda mais o ecossistema do parque tecnológico", explica Marcos Oliveira, gerente de empreendedorismo do Porto Digital.
A incubação é destinada às startups e negócios criativos com ou sem faturamento, com pelo menos uma versão preliminar e operacional do produto sendo testada por potenciais clientes. O programa de incubação é realizado em 18 meses, segundo metodologia do Porto Digital. Os empreendimentos contemplados terão à sua disposição infraestrutura ready to use nas incubadoras Cais do Porto e Portomídia, assim como serviços de mentoria, treinamento, consultoria tecnológica e de negócios, networking com potenciais clientes e apoio à participação de eventos.
Já os selecionados para o Programa de Qualificação participarão de atividades no Porto Digital, e contarão com mentoria, treinamentos e consultorias. "Nesse programa, os empreendimentos terão três meses para validar sua ideia de negócio com o mercado e após esse período estarão mais preparados para entrar em uma das incubadoras, na aceleradora", esclarece Oliveira.
Processo seletivo
A chamada atual tem uma inovação em seu formato. Além de preencher um formulário eletrônico, os empreendedores devem produzir um vídeo de até três minutos para apresentar detalhes do projeto, tais como tecnologia utilizada, mercado a ser atingido, projeções e modelo de negócios.
"A ideia é avaliar a habilidade dos empreendedores na comunicação das suas ideias e empreendimentos. Este é um elemento fundamental para atração de clientes e investidores e pode nos ajudar a escolher os empreendimentos que irão para a etapa final de seleção", explica Marcos Oliveira.
As regras da chamada estão disponíveis no site do Porto Digital para Download.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.