São Paulo, 05 de agosto de 2004 – O mercado de suprimentos para impressoras vende por ano cerca de 23,2 milhões de unidades de cartuchos de tinta. Apesar do grande volume de negócios, ainda há pouca informação sobre o assunto. Pensando em conhecer melhor o perfil de quem são os compradores de cartucho de tinta, a Maxprint encomendou uma pesquisa mercadológica para o Instituto Foco, especializado em projetos e análise de mercado.
Para compor o estudo, o instituto entrevistou 300 pessoas entre os dias 30 de março e 2 de abril, em locais de grande circulação de pessoas na cidade de São Paulo. De acordo com a pesquisa, 58% dos consumidores têm entre 18 e 24 anos; 78,3 são homens, e 70% possui nível universitário. O maior parque instalado de impressoras é a HP, com 60,6%, seguida pela Epson (23%), e pela Lexmark (7,3%).
A maior parte dos consumidores (83,9%) ainda prefere comprar em lojas de informática e papelarias. Os principais motivos são: especialização e variedade de marcas (32,9%); conveniência (localização e horário de atendimento), com 25,6%; ter vendedores treinados e material informativo (21,6%).
O estudo revelou que 38% dos entrevistados afirmaram ter tido problemas com cartuchos de tinta. Desse total, 46,6% dos problemas apontados ocorreram com cartuchos originais, seguidos pelos remanufaturados (24,6%) e recarregados (11,4%). O índice do cartucho compatível nesse item foi de apenas 0,3%.
Um outro dado interessante é que 70% dos entrevistados disseram não observar o volume de tinta contido no cartucho. Alguns fabricantes têm reduzido os preços de seus produtos e diminuindo a quantidade de tinta, e o consumidor não está atendo a este fato.
Para o gestor de negócios e marketing da Maxprint, Fernando Perfeito, a pesquisa reflete o quanto o consumidor precisa de informação na hora da compra do cartucho. “Muitas vezes, ele nem imagina que pode comprar um cartucho novo para sua impressora, com um custo 30% menor que o original e alta qualidade de impressão”, explica. “Por esse motivo, o papel do vendedor é fundamental para esclarecer quais as diferenças entre os vários tipos de cartuchos existentes no mercado”.
Entre as marcas de cartuchos compatíveis, a Maxprint está bem posicionada, ocupando a segunda colocação nos itens Qualidade de Impressão (12,3%), Melhor Rendimento (10,3%), Melhor Preço (11,3%), Maior Segurança/Confiança (10,3%) e Melhor Embalagem (11%). É importante ressaltar que em todas essas questões o percentual de pessoas que não opiniou (Não Sabe/Não Conhece) foi de quase 63%.
Sobre a Maxprint
Há 10 anos no mercado, a Maxprint, marca própria de suprimentos do Grupo Rio Branco, nasceu com a missão de oferecer soluções competitivas de impressão. A divisão, que oferecia inicialmente formulários contínuos, bobinas de fax e etiquetas para impressora matricial, ampliou significativamente sua linha nos três últimos anos com a inclusão de papéis texturizados, transparências, photo paper, glossy paper, cartuchos de toner, cartuchos de tinta e etiquetas adesivas para impressoras inkjet/laser.