São Paulo, setembro de 2013 – O cyberbullying tem sido bastante debatido nos últimos anos, expondo, principalmente, casos onde colegas de escola utilizam e-mail, mídias sociais ou mensagens instantâneas para difamar pessoas. Segundo nova pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis, este comportamento está chegando também ao ambiente de trabalho. Segundo o estudo, 30% dos brasileiros já sofreram algum tipo de cyberbullying na empresa.
A pesquisa, que entrevistou 500 pessoas em todo o território nacional, aponta que 76% dos brasileiros consideram cyberbullying o envio de comentários desagradáveis ou difamatórios sobre ou para um colega usando qualquer tipo de comunicação digital. A maioria das pessoas (25%) também acredita que as mídias sociais prejudicam a privacidade no ambiente de trabalho e 70% delas se sentem constrangidas em não aceitar solicitações de amizade de colegas de trabalho a contra gosto. "Até nós, profissionais da segurança online, ficamos surpresos com estes resultados", afirma do diretor de Marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.
Outro fato que chamou a atenção foi que mais da metade dos entrevistados (54%) acredita que a empresa é responsável pelo comportamento online de seus funcionários, em seus perfis pessoais na mídia social, enquanto estão em horário de expediente. Já 90% das pessoas acreditam que a empresa não é responsável pelo comportamento de seus clientes quando não estão em horário de trabalho.
Quanto às atitudes em caso de cyberbullying,58% dos entrevistados entrariam em contato com algum superior, como chefe, gerente ou área de recursos humanos, 60% também tomariam esta atitude inclusive se as ofensas viessem do chefe. "O estudo é um alerta para as empresas, que precisam adotar urgentemente políticas de uso da internet, orientar os funcionários sobre boas práticas nas redes sociais e promover discussões abertas com seus colaboradores sobre ética nas comunicações online", declarou Mariano.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 150 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.