Pesquisa da AVG revela que um em cada três brasileiros já sofreu cyberbullying no trabalho - Trama
Voltar para sala de imprensa
AVG

Pesquisa da AVG revela que um em cada três brasileiros já sofreu cyberbullying no trabalho

 Mais da metade dos entrevistados acreditam que as mídias sociais  prejudicam a privacidade no ambiente de trabalho

São Paulo, setembro de 2013 – O cyberbullying tem sido bastante debatido nos últimos anos, expondo, principalmente, casos onde colegas de escola utilizam e-mail, mídias sociais ou mensagens instantâneas para difamar pessoas. Segundo nova pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis, este comportamento está chegando também ao ambiente de trabalho. Segundo o estudo, 30% dos brasileiros já sofreram algum tipo de cyberbullying na empresa.

A pesquisa, que entrevistou 500 pessoas em todo o território nacional, aponta que 76% dos brasileiros consideram cyberbullying o envio de comentários desagradáveis ou difamatórios sobre ou para um colega usando qualquer tipo de comunicação digital. A maioria das pessoas (25%) também acredita que as mídias sociais prejudicam a privacidade no ambiente de trabalho e 70% delas se sentem  constrangidas em não aceitar solicitações de amizade de colegas de trabalho a contra gosto. "Até nós, profissionais da segurança online, ficamos surpresos com estes resultados", afirma do diretor de Marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.

Outro fato que chamou a atenção foi que mais da metade dos entrevistados (54%) acredita que a empresa é responsável pelo comportamento online de seus funcionários, em seus perfis pessoais na mídia social, enquanto estão em horário de expediente. Já 90% das pessoas acreditam que a empresa não é responsável pelo comportamento de seus clientes quando não estão em horário de trabalho.

Quanto às atitudes em caso de cyberbullying,58% dos entrevistados entrariam em contato com algum superior, como chefe, gerente ou área de recursos humanos, 60% também tomariam esta atitude inclusive se as ofensas viessem do chefe. "O estudo é um alerta para as empresas, que precisam adotar urgentemente políticas de uso da internet, orientar os funcionários sobre boas práticas nas redes sociais e promover discussões abertas com seus colaboradores sobre ética nas comunicações online", declarou Mariano.

Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 150 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.

Mais informações em www.avgbrasil.com.br


Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: