Pesquisa da AVG revela que idosos sentem-se desprezados por empresas de tecnologia - Trama
Voltar para sala de imprensa
AVG

Pesquisa da AVG revela que idosos sentem-se desprezados por empresas de tecnologia

 Estudo realizado pela AVG Technologies lista uso da Tecnologia e preocupações da geração com mais de 50 anos

São Paulo, janeiro de 2014 – 76% dos brasileiros com mais de 50 anos estão no Facebook e 78% possuem Smartphones. Apesar disso, 50% desses usuários sentem-se menosprezados pelas empresas de tecnologia. É o que revela um estudo realizado pela AVG Technologies, empresa de segurança on-line com mais de 188 milhões de usuários ativos, que ouviu quase seis mil pessoais com mais de 50 anos sobre seus hábitos tecnológicos e opiniões sobre as novas tendências desse mercado, como parte de uma pesquisa em andamento para a série AVG Digital Diaries.

Com a CES 2015, realizada na última semana em Las Vegas (EUA), muitas empresas lançaram novos dispositivos e aparelhos para atrair consumidores no mercado super competitivo da tecnologia. O que a pesquisa revela é que os consumidores mais velhos sentem-se desconfortáveis com a forma como são tratados por essa indústria, muitas vezes sendo considerados "analfabetos digitais".

Dentre as reclamações mais recorrentes entre aqueles que se sentem menosprezados pelas empresas (39%), está a de que as empresas tratam todos a partir de uma certa idade da mesma forma (32%). Esse comportamento está longe de ser justificável, uma vez que apenas 16% dos entrevistados se classificaram como novato em relação ao uso da tecnologia, enquanto a grande maioria (76%) se autorrotulou como usuário experiente.

A pesquisa, que forneceu algumas impressões sobre o uso de aplicativos e aparelhos pelos usuários de mais de 50 anos, também revelou algumas preocupações quanto à segurança e privacidade:

  • 87% dos entrevistados admitiram ter alguma preocupação sobre segurança e privacidade em suas atividades on-line;
  • 66% se preocupam com a segurança de seus dados e arquivos;
  • 44% se preocupam em manter suas informações pessoais privadas.

"Empresas de tecnologia devem pensar bem antes de isolar os clientes mais velhos," afirma Judith Bitterli, Diretora de Marketing da AVG Technologies. "Esse é um público em franco crescimento, com mais poder de consumo e que está usando ativamente dispositivos móveis e aplicativos. Por exemplo, nossa pesquisa descobriu que 83% das pessoas com mais de 50 anos ouvidas usam algum aplicativo em seus aparelhos. Uma vez que é fundamental abordar as preocupações sobre privacidade e segurança dessa parcela da população, Isso deve ser feito de uma forma atenciosa e não condescendente."

"As empresas de tecnologia muitas vezes focam nos jovens, mais ávidos por novidades constantes, mas se esquecem que a população está envelhecendo e que precisamos orientar e focar nossas soluções também para um uso eficiente e seguro para o público maduro. Nesse sentido, temos estabelecidos diversas parcerias e pesquisas para adequar nossos produtos à esse público com mais de 50 anos", explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.

Nota aos editores
Metofologia
:
AVG realizou uma pesquisa on-line entrevistando 5.907 pessoas com idade superior a 50 anos para identificar a posse, uso e atitudes diante de dispositivos tecnológicos nos seguintes mercados: Austrália, Brasil, Canadá, República Tcheca, França, Alemanha, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. A pesquisa de campo ocorreu durante novembro de 2014. A empresa de pesquisa de mercado Research Now realizou o trabalho de campo usando seus painéis de cadastros globais.

Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 188 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo!

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: