São Paulo, janeiro de 2014 – 76% dos brasileiros com mais de 50 anos estão no Facebook e 78% possuem Smartphones. Apesar disso, 50% desses usuários sentem-se menosprezados pelas empresas de tecnologia. É o que revela um estudo realizado pela AVG Technologies, empresa de segurança on-line com mais de 188 milhões de usuários ativos, que ouviu quase seis mil pessoais com mais de 50 anos sobre seus hábitos tecnológicos e opiniões sobre as novas tendências desse mercado, como parte de uma pesquisa em andamento para a série AVG Digital Diaries.
Com a CES 2015, realizada na última semana em Las Vegas (EUA), muitas empresas lançaram novos dispositivos e aparelhos para atrair consumidores no mercado super competitivo da tecnologia. O que a pesquisa revela é que os consumidores mais velhos sentem-se desconfortáveis com a forma como são tratados por essa indústria, muitas vezes sendo considerados "analfabetos digitais".
Dentre as reclamações mais recorrentes entre aqueles que se sentem menosprezados pelas empresas (39%), está a de que as empresas tratam todos a partir de uma certa idade da mesma forma (32%). Esse comportamento está longe de ser justificável, uma vez que apenas 16% dos entrevistados se classificaram como novato em relação ao uso da tecnologia, enquanto a grande maioria (76%) se autorrotulou como usuário experiente.
A pesquisa, que forneceu algumas impressões sobre o uso de aplicativos e aparelhos pelos usuários de mais de 50 anos, também revelou algumas preocupações quanto à segurança e privacidade:
- 87% dos entrevistados admitiram ter alguma preocupação sobre segurança e privacidade em suas atividades on-line;
- 66% se preocupam com a segurança de seus dados e arquivos;
- 44% se preocupam em manter suas informações pessoais privadas.
"Empresas de tecnologia devem pensar bem antes de isolar os clientes mais velhos," afirma Judith Bitterli, Diretora de Marketing da AVG Technologies. "Esse é um público em franco crescimento, com mais poder de consumo e que está usando ativamente dispositivos móveis e aplicativos. Por exemplo, nossa pesquisa descobriu que 83% das pessoas com mais de 50 anos ouvidas usam algum aplicativo em seus aparelhos. Uma vez que é fundamental abordar as preocupações sobre privacidade e segurança dessa parcela da população, Isso deve ser feito de uma forma atenciosa e não condescendente."
"As empresas de tecnologia muitas vezes focam nos jovens, mais ávidos por novidades constantes, mas se esquecem que a população está envelhecendo e que precisamos orientar e focar nossas soluções também para um uso eficiente e seguro para o público maduro. Nesse sentido, temos estabelecidos diversas parcerias e pesquisas para adequar nossos produtos à esse público com mais de 50 anos", explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
Nota aos editores
Metofologia:
AVG realizou uma pesquisa on-line entrevistando 5.907 pessoas com idade superior a 50 anos para identificar a posse, uso e atitudes diante de dispositivos tecnológicos nos seguintes mercados: Austrália, Brasil, Canadá, República Tcheca, França, Alemanha, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. A pesquisa de campo ocorreu durante novembro de 2014. A empresa de pesquisa de mercado Research Now realizou o trabalho de campo usando seus painéis de cadastros globais.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 188 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo!