São Paulo, 17 de agosto de 2006 – As maiores empresas de supermercado do Brasil (com mais de 50 caixas), viveram o pior semestre em 10 anos, segundo pesquisa realizada pela ACNielsen. Nomes como Pão-de-Açúcar, Wall Mart e Carrefour apresentaram retração de 4,1% no volume vendido entre novembro e maio deste ano. Hiperrmercados e lojas de médio porte, que possuem entre 20 e 49 caixas, registraram baixas de 0,8%. O período foi ainda marcado por deflação, o que agrava a queda no faturamento destas empresas.
Por outro lado, supermercados de pequeno porte, com até 4 caixas, registraram alta expressiva de 9,2% no volume comercializado. Lojas que possuem entre 5 e 9 caixas, obtiveram alta de 7,8%.
Mudanças no comportamento dos consumidores parecem ser a explicação para os números apresentados. Ao priorizar as compras de conveniência e preços baixos, optam pelas pequenas lojas varejistas. Dieter Brandes, autor do livro “Os 11 segredos de Aldi”, conhece bem o fenômeno. A rede americana de supermercados Aldi, na qual Brandes foi CEO por muitos anos, alcançou uma posição invejável e se espalhou por 28 países ao organizar seus pontos-de-venda com poucos itens, pouca variedade e baixo preço. Embora à primeira vista os segredos do ALDI pareçam ser muito óbvios e simples, como explicar o fenômeno representado pela rede que, juntamente com Wal Mart e Tesco, é considerada uma das organizações varejistas mais bem-sucedidos da atualidade?
Segundo Silvio Abraão Laban Neto, vice-coordenador do Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP), num mundo cada vez mais confuso, complexo, conectado e sofisticado, os elementos apresentados por Brandes servem para lembrar o quão difícil é fazer o simples, o óbvio. “As considerações feitas pelo autor servem de alerta quanto à complexidade criada por indivíduos e organizações que, muitas vezes, ao buscarem soluções para seus problemas de negócio, acabam se perdendo num oceano de dados, alternativas, soluções e complexidades que os afastam do real propósito de suas organizações: servir a seus clientes e consumidores”, explica Laban.
A Obra “os 11 segredos de Aldi” está sendo lançada no Brasil pela Bookman Editora em parceria com o Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP). Destinado a empresários e executivos, especialmente de empresas varejistas, o livro busca contribuir para o desenvolvimento do varejo no Brasil, pois mostra o repensar da estratégia e operação como meio de aumentar a eficiência e a competitividade das organizações envolvidas.
Serviço
Autor: Dieter Brandes
Formato: 16cm x 23cm
Páginas: 134
Preço: R$ 31,00
Sobre o autor
Dieter Brandes é consultor e palestrante. Trabalhou no ALDI de 1971 a 1985, inicialmente como gerente de divisão e posteriormente como diretor-executivo do ALDI Norte por 10 anos. Respondia também pelas subsidiárias da Holanda, Bélgica, Dinamarca e pelos investimentos na Trader’s Joe e na Albertson’s, nos Estados Unidos. É consultor de estratégia organizacional desde 1993.
Sobre a Bookman Editora
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros na área de ciências exatas com foco principal no mercado acadêmico. Entre os segmentos estão administração, economia, ciência da computação, matemática, química, engenharia, arquitetura e turismo. Criada em 1997, a editora vem conquistando importante participação de mercado devido à confiança da comunidade acadêmica brasileira e um número considerável de adoções nas universidades. Na ciência da computação, merece destaque o fato de a Bookman ter se tornado em 2005 a editora oficial dos livros da Microsoft Press no Brasil. No segmento de administração, a empresa firmou contrato para publicação da coleção de livros de negócios lançados pela Wharton School Publishing.