Pesquisa aponta que crianças estão cada vez mais expostas a riscos na internet - Trama
Voltar para sala de imprensa
AVG

Pesquisa aponta que crianças estão cada vez mais expostas a riscos na internet

 Estudo da AVG Technologies revela comportamento não seguro de pais e filhos na internet

São Paulo, novembro de 2012 – Os casos de aliciamento de menores por meio da internet têm crescido no Brasil e no mundo. Só no mês de setembro, a imprensa brasileira noticiou casos de prisão de pedófilos que agiam online em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Paraíba, além de casos ocorridos em todas as partes do mundo. As ocorrências iniciaram uma onda de questionamentos em relação à vida online das crianças e o comportamento de seus pais perante essa realidade.

De acordo com a série de pesquisa Digital Diaries realizada pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, a vida online das crianças tem começado cada vez mais cedo e estimulada pelos pais. Em questionários aplicados com mães de todo o mundo, 70% delas admitiram a postagem de fotos do filho de até dois anos na internet e mais de 20% afirmaram ter colocado a rede imagens de ultrassonografia. “É necessário atenção às configurações de privacidade no compartilhamento de fotos, para minimizar o risco de uso indevido desse material, inclusive por pedófilos”, recomenda Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG.

Antes da era dos computadores, crianças entre 2 e 5 anos aprendiam a amarrar os sapatos, andar de bicicleta ou nadar. Na era da conectividade, 69% das crianças dessa faixa etária aprendem a utilizar o computador antes de adquirir conhecimentos típicos da infância. Poucos anos se passam até o início do uso das redes sociais, usadas por 51% das crianças entre 6 e 9 anos. Para 35% dos pequenos internautas, a vida social inclui conversar com os amigos pela internet.

O intenso uso da rede desde a primeira infância resulta na maturidade digital precoce. Segundo a pesquisa Digital Diaries, aos 11 anos as crianças já utilizam a internet como um adulto, mas isso não evita que os pequenos sejam alvo de mal intencionados. Mesmo com a proliferação dos casos de pedofilia por meio da internet, apenas 56% dos pais estão cientes das atividades dos filhos no computador e usam algum programa de segurança para minimizar riscos.

Habituados ao mundo analógico e real, os pais podem sentir-se perdidos ao notar o progresso da vida virtual de seus pequenos e, para tentar manter o controle, podem vasculhar a vida online das crianças. O estudo apontou que 44% dos pais de adolescentes entre 14 e 17 anos estão usando o Facebook para controlar seus filhos sem seu consentimento. O executivo da AVG alerta que espionar pode ter efeitos indesejados: “É necessário deixar claro que pretende zelar por sua privacidade, afinal, quanto mais intromissão, mais se especializarão em guardar segredos”.

Além da pedofilia, criminosos podem se aproximar das crianças pela internet para, após ganharem sua confiança, praticarem o seu plano fraudulento. Informações sobre o colégio, lugares que frequentam, nome dos pais, amigos e parentes, onde estará nas férias e até mesmo a data de nascimento podem ser usadas por essas pessoas para sequestros, assaltos ou roubo de identidade.

“É necessário estar atento, instalar softwares para monitoramento e, principalmente, conversar abertamente sobre os riscos da vida social na rede. Zelar pela segurança online dos nossos filhos é transportar para vida online as orientações que ouvíamos dos nossos pais e avós: atenção à abordagem de desconhecidos, sigilo quanto às informações pessoais e conversa com a família sobre qualquer situação suspeita. Só assim poderemos agir contra os criminosos online”, finaliza Mariano.

Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.

Mais informações em www.avgbrasil.com.br.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: