Novo uniforme do tri-campeão mundial de futsal reforça ação do Instituto Magnus que visa atingir a meta de 65 cães-guias entregues até o fim de 2022
São Paulo, fevereiro de 2022 – Ser os olhos de quem não pode enxergar. Essa é a missão de um cão-guia. E, em contribuição à inclusão das pessoas com deficiência visual, a Penalty ― uma das maiores fabricantes nacionais de material esportivo ― levou a causa para o novo uniforme do Magnus Futsal, time de Sorocaba (SP) tricampeão do Mundial de Clubes de Futsal e finalista das três últimas edições da Liga Nacional de Futsal, ostentando o único título invicto da história da competição.
Assim, as novas camisas do Magnus foram criadas com elementos gráficos para contribuir com a divulgação do trabalho do Instituto Magnus ― entidade que promove a cidadania e a inclusão social às pessoas com deficiência visual e em situação de vulnerabilidade social. A instituição é o maior centro de formação de cães-guias da América Latina.
“Além de levar o futsal a sério e procurar sempre se fortalecer dentro da modalidade, a Penalty acredita que tem o dever de contribuir com a transformação social. Por isso, a nova camisa do Magnus entrega muito mais do que tecnologia e performance. Criamos uma peça única, que tem a missão de ser uma verdadeira porta-voz de união, atitude e inclusão. A camisa conta com uma padronagem em marca d’água na faixa principal do peito, que promove a ação do Instituto Magnus que visa atingir a meta de 65 cães-guia entregues até o fim de 2022. Há, também, um selo no centro da faixa, com o logo da entidade. Além disso, a parte de trás na camisa conta com uma inscrição alusiva ao braile, aplicada em silk em relevo ― ação inédita no futsal brasileiro ―, com os dizeres: Magnus Futsal desde 2014”, comenta Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas, da Penalty.
De acordo com Fellipe Drommond, CEO da TFW Marketing Esportivo e presidente do Magnus Futsal, a parceria foi alicerçada para ir além das quatro linhas. “Desde o início dessa união, nós queríamos construir algo impactante, mas, principalmente, que nos engajasse com uma causa muito além do esporte. Defender a bandeira da inclusão social das mais de 7 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil é o nosso compromisso. Planejamos diversas ações durante a temporada, para que o Instituto Magnus atinja a meta de 65 cães-guias doados até o final deste ano”, conta Drommond.
A causa do Instituto Magnus contou com mais um reforço de peso: o rapper Dexter, que compôs a música para a trilha sonora do vídeo de divulgação do novo uniforme. Questionado sobre o porquê de ter topado participar da ação, o músico foi categórico: “Esse projeto é importante porque ele é inclusivo. Tudo que tem a intenção de incluir as minorias, faz parte do que eu faço. Eu faço rap e o rap salva vidas, assim como a inclusão salva vidas. Se todos nós fizéssemos a nossa parte, se todas as empresas e as pessoas de forma geral apostassem nisso, nós teríamos uma sociedade muito mais igualitária. A causa é maior e foi por isso que topei participar e podem contar comigo sempre”.
Fortalecimento do projeto
No Brasil, existem menos de 150 cães-guias em atividade e cerca de 700 pessoas inscritas à espera por um cão. Números que motivam o instituto a trabalhar cada vez mais para implantar e desenvolver este serviço na comunidade, algo feito em conjunto com especialistas e voluntários que buscam uma sociedade mais justa e inclusiva.
“O trabalho sério do Instituto reflete diretamente em nossas vidas. As pessoas com deficiência visual ainda enfrentam muitas dificuldades principalmente na questão da acessibilidade. Os cães-guia nos trazem independência, são os nossos olhos diante de tantos obstáculos que enfrentamos no dia a dia”, afirmou Marcela Pandolfi, usuária de cão-guia e analista de relacionamento do Instituto Magnus.
Para Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus, estampar o objetivo da instituição no uniforme de um time de futsal reconhecido mundialmente é uma forma de reforçar o compromisso com a sociedade. “Temos conhecimento da grande demanda de pessoas com deficiência visual aguardando uma oportunidade de se tornarem mais independentes. Aumentar o número de cães aptos e treinados para a convivência, é garantir que essa fila diminua”, destaca.
Mais sobre o novo uniforme do Magnus
As camisas oficiais contam com a tecnologia Dry One, que traz mais respirabilidade e permite a eliminação da umidade, proporcionando sensação de leveza e conforto ― garantindo um melhor desempenho dos atletas. Outro diferencial do tecido é o tratamento nanofresh, que inibe a proliferação dos maus odores, além de possuir tecnologia UV50+, para proteção nos dias de uso ao ar livre. Já o decote tipo “V”, em cor contrastante, possui detalhe interno em tecido elástico, enquanto o corpo conta com costuras laterais finalizadas em vivos, que proporcionam um melhor ajuste da camisa ao corpo do atleta.
As camisas de jogo e de goleiro e os calções serão comercializadas a partir de março no e-commerce da Penalty.
obstáculos. Após formados, poderão ser doados para dar início a missão: transformar a vida de pessoas com deficiência visual.