Como funciona
Em formato de pastilha, o Sport Cleaner é prático e de fácil manuseio. Para usá-lo, basta diluir a pastilha efervescente em 100 ml de água e aguardar que o produto se dissolva, o que leva menos de 8 minutos. Depois, é só aplicar com o lado espumado da esponja o líquido no equipamento a ser limpo. Após a limpeza, basta retirar o excesso do produto com um pano úmido.
O conceito do produto é o de um desengraxante, mas que pudesse ser aplicado em diversos materiais, como os que compõem chuteiras, luvas e bolas. “A Penalty queria um produto prático, eficiente e que pudesse ser comercializado com um preço acessível”, conta o engenheiro químico Fabrício Lourenço Rainatto, da WFABRILL, parceira da Penalty na criação do Sport Cleanser. O produto levou quatro meses para ser desenvolvido.
Por que pastilha?
O formato não é muito comum para produtos de limpeza tradicionais, mas Rodrigo Apolinário Perregil, gerente de produtos da categoria Bolas e Equipamentos da Penalty, garante que a escolha é certeira. “A pastilha é leve, o que facilita na hora do transporte, já que o frete fica mais barato. Outra conveniência é que por ser compacta, o custo com embalagem também pode ser reduzido”, explica. Outra vantagem também fez a diferença pela opção: a facilidade de incorporar a pastilha ao PDV, já que o produto pode ser exposto em uma gôndola simples e sem ocupar muito espaço. “É um produto inédito no mercado esportivo por isso tivemos que pensar em um formato que fosse de fácil aceitação tanto para o lojista como para o consumidor”, defende Apolinário.
Amigo do meio ambiente
Mais uma característica endossa o potencial do produto: a pastilha é biodegradável e não agride o meio ambiente. O Sport Cleaner também não agride a pele, apesar de ser mais eficiente que o multiuso comum, entretanto, a recomendação é de que o manuseio seja feito fora do alcance de crianças e animais de estimação. O mesmo cuidado deve ser tomado com o armazenamento do sachê, evitando que a pastilha seja ingerida por engano.
Cabe no bolso
O Sport Cleaner chega ao mercado com um preço sugerido que cabe no bolso: R$ 2,99. O produto estará disponível nas principais lojas de produtos esportivos do país a partir do mês de maio.
Veja o vídeo sobre o funcionamento do produto:
Sobre a Penalty
Especializada em produtos para a prática esportiva, a Penalty® foi criada em 1970 pelo Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. A marca é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. Na década de 1990, a Penalty seguiu com projetos de expansão e anunciou a criação de uma filial na Argentina, a primeira fora do Brasil, consolidando sua presença na América do Sul e no cenário internacional. A Penalty é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades com bola: FIFA (futebol), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol).