São Paulo, 19 de outubro de 2021 – Dando sequência à campanha “A Bola do Jogo 2021/2022”, a Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciam as bolas semifinalistas para a definição de qual irá marcar o início da próxima temporada do NBB. Os times cujas artes passaram para a segunda fase do concurso cultural são: Caxias do Sul, Cerrado, São Paulo e Unifacisa. Juntas, as equipes semifinalistas somam 63,16% do total dos quase 25 mil votos.
Com 25,84% dos votos, a bola da equipe de Caxias do Sul foi a mais votada na primeira fase da ação. Elaborada pelo artista Roger Zortea, a bola tem o conceito de abordar a inclusão na sociedade a partir do esporte. Em um dos gomos, o desenho retratado é de um atleta deficiente que encontrou no basquete a sua vocação. Apaixonado por arte desde criança, Zortea tem 27 anos e é artista na cidade de Caxias do Sul (RS).
Em segundo lugar, com 22,43% dos votos, está a bola do Cerrado, time de Brasília (DF), desenhada pelo atleta Rafa Moreira. O tema trabalhado na arte da bola foi a Síndrome de Down, uma homenagem de Moreira a Paulo, seu colega de time, que tem um filho portador da síndrome, como forma de trazer a causa social para dentro do concurso. Na arte da bola, as mãos são da própria criança e as meias coloridas simbolizam a celebração do diferente: o azul e o amarelo são as cores que representam a conscientização de que a Síndrome de Down não é doença e sim condição genética.
Criada pelo artista Salomão Pirajá, o desenho da bola do São Paulo vem na sequência, com 7,80% dos votos. A obra apresenta uma ligação do jump (que pode levar às alturas), com um ângulo 360º da cidade de São Paulo, fazendo referência a uma linguagem lúdica dos principais pontos da capital paulista. O trabalho de Pirajá engloba desde pinturas com tintas de spray até telas e ilustrações na instigante arquitetura urbana. Para “A Bola do Jogo”, ele homenageia o início da jogada da bola no alto, em que ninguém sabe quem será o grande vencedor.
A arte da bola da Unifacisa, da Paraíba, completa o time de semifinalistas, com 7,09% dos votos. O responsável pelo desenho é o jornalista e desenhista Fred Ozanan, que trabalhou como simbologia a paz, caracterizada pelo respeito à diversidade, raça, cor, ou qualquer outra ideologia. A cor branca predomina no desenho da bola, fazendo ligação com o imaginário (por meio de um pombo), em que a paz estimulada no esporte se completa com a própria simetria da bola.
“Estamos muito felizes com a repercussão positiva dessa primeira fase da ‘Bola do Jogo 2021/2022’, com cerca de 25 mil participantes para a escolha da arte da bola que vai marcar a próxima temporada do NBB. A seleção das bolas mostra o poder do esporte, que é capaz de tratar de temas latentes em toda a sociedade, como é a inclusão, que foi destaque entre as artes semifinalistas”, aponta Bernardo Caixeta, Gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty.
As disputas das semifinais do concurso ocorrem nos próximos dias. A primeira delas será nesta terça-feira, 19 de outubro, entre o Caxias do Sul e o Unifacisa. A segunda será na quarta-feira, 20 de outubro, entre o Cerrado e o São Paulo. Cada votação terá duração de 24 horas, o tempo do story, e será promovida no perfil do Instagram da Penalty (@penaltybr) e da NBB (@nbb) e também pelo Twitter do NBB. O anúncio da bola vencedora será feito na sexta-feira, 22 de outubro, na véspera da partida entre São Paulo x Flamengo, que ocorrerá em 23 de outubro, para marcar o início da competição.
Inclusão na mecânica da ação
Tema da maioria das bolas semifinalistas, a inclusão é uma das grandes bandeiras do concurso cultural. Os 17 times que integrarão a próxima temporada do NBB foram convidados a participar da iniciativa e todas as bolas criadas para esta edição do evento estão em um leilão virtual na Play For a Cause, empresa que tem a proposta de promover leilões relacionados ao esporte e ao entretenimento para gerar recursos financeiros em prol de projetos e instituições com foco em educação e inclusão no Brasil e no mundo. O leilão está disponível no site.
Isso significa que a quantia arrematada por cada bola será destinada para os clubes, com a finalidade de reverter o valor para um projeto social da sua respectiva comunidade, para investimentos na modalidade. A LNB se responsabiliza, junto aos clubes participantes, por escolher uma organização sem fins lucrativos para receber o dinheiro arrecadado em leilão.