Fabricante será bola oficial da competição com uma versão única da bola Asa Branca que, pela primeira vez, unirá excelência em performance à sustentabilidade
São Paulo, novembro de 2022 – Uma das maiores fabricantes nacionais de material esportivo, a Penalty anuncia o seu retorno aos gramados da Copa do Nordeste a partir da próxima temporada da competição. A parceria entre a fabricante e a Liga de Futebol do Nordeste está firmada, a princípio, por 4 anos, entre 2023 e 2026. Durante este período, a Penalty será a responsável pelo desenvolvimento do design da Asa Branca ― nome da bola da competição, escolhido pelo público em uma votação popular.
Além da importância para o esporte, a parceria é fundamental para a estratégia de negócios da Cambuci S.A. ― detentora das marcas esportivas Penalty e Stadium ― na região. Isso porque, o Nordeste é o coração e o centro da companhia, já que as três fábricas estão localizadas nessa parte do país.
“Desde 2018 a região Nordeste apresenta um crescimento de dois dígitos ao ano e, conjuntamente com o Norte do país, supera 20% de participação no faturamento da Cambuci. Os nordestinos têm um carinho especial pela Penalty, pois, mesmo antes da abertura do mercado, em 1989, a marca já atendia a região fazendo parte da vida das pessoas nas peladas de domingo; nas aulas de educação física de crianças e jovens; e na oportunidade de a população ter acesso a todos os tipos de materiais esportivos de alta qualidade comercializados pela marca”, afirma Paulo Alexandre Gaspar, gerente executivo comercial e de trade marketing da Penalty.
Balanço positivo e investimentos na região
No fim de outubro a Cambuci S.A. registrou balanço positivo do 3º trimestre de 2022, com faturamento de R$ 131,2 milhões e avanço de 94,1% na receita líquida, no comparativo com o mesmo período de 2021. O resultado é o maior da história da companhia em um trimestre.
Estes números tiveram impacto direto no quadro de funcionários da organização, que registrou um aumento de 17,5%, sendo a maioria das contratações para as três plantas fabris, localizadas na região nordeste.
Ações regionais e sustentabilidade
Em 2023, além do design exclusivo, a Asa Branca terá um outro diferencial: ela será, pela primeira vez, a bola mais sustentável do mundo aprovada com certificação máxima da FIFA. Isso porque, o modelo escolhido para ser a bola oficial do torneio é a S11 Ecoknit. Assim, a marca irá desenvolver ações 360º com os parceiros comerciais da região, com a produção de vitrines, promoções e comunicação focada no torneio. “A Asa Branca será o centro de todas essas ações e dará ainda mais visibilidade à marca, dando um endosso de qualidade não só a todos os produtos do portfólio da Penalty, como nos serviços que a companhia presta aos mais de 4 mil varejistas do nordeste”, diz Gaspar.
Mais sobre a bola oficial do torneio
A S11 Ecoknit, que dará vida à Asa Branca, é revestida por tecido ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas PET ― cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas ―, a bola apresenta uma gravação em sua superfície, que proporciona uma melhor aerodinâmica durante o voo. Internamente, o produto é composto por uma câmara 6D, que proporciona equilíbrio total ao item, além de possuir uma camada de NEOTEC, que o torna menos contundente sem perder elasticidade.
Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão, que garante 0% absorção de água e mantém as propriedades de peso e velocidade da bola mesmo em condições de chuva forte.
A S11 possui mais de 60% de sua composição de materiais sustentáveis e é a bola oficial dos principais torneios estaduais do país, como o Campeonato Paulista, Carioca, Pernambucano, Goiano, Cearense, Potiguar, Amazonense e Paraense. Além disso, é a bola oficial das seleções de futebol da Bolívia e da Costa Rica.