Recife, outubro de 2013 – As discussões do evento 30ª Conferência Mundial da IASP e XXIII Seminário Nacional Anprotec centraram-se na cultura do empreendedorismo inovador com a participação de Leila Gasparindo, sócia-diretora da Trama Comunicação. O trabalho "A importância dos relacionamentos compartilhados para startups em ambientes de inovação: estudo de caso do Cietec-SP-Brasil" recebeu atenção especial dos participantes por sua r elevância para o movimento do empreendedorismo inovador.
Os congressistas lotaram a sala do prédio do Banco do Brasil, no parque tecnológico Porto Digital, em Recife, para ver a apresentação da comunicadora. A pesquisa, realizada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica Cietec/IPEN/USP, no segundo semestre de 2012, contou com resultados relevantes: 51,3% dos pesquisados apontaram as parcerias realizadas com outras empresas na própria incubadora como resultado dos relacionamentos compartilhados gerados no ambiente de inovação; 41,3% indicaram aproximação com investidores e 30% afirmaram que houve geração de negócios e acesso a laboratórios de pesquisa; por fim, 28,8% indicaram aproximação com grandes de veículos de comunicação.
A pesquisa avaliou ainda as atividades de comunicação e relacionamento da incubadora e o grau de importância da adoção de canais de comunicação para dar voz a opiniões das empresas, considerado importante para 88,8% dos entrevistados, bem como a iniciativa mais atuante dos líderes. "A gestão mais participativa permite que os profissionais de comunicação atuem de maneira mais ativa nas decisões das organizações e adotem práticas comunicacionais simétricas, que são capazes de estimular processos colaborativos, ao contrário da gestão mais autoritária".
O evento onde o trabalho foi apresentado é organizado pelo Porto Digital, com realização da IASP (International Association of Science Parks), da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Seu financiamento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), contando ainda com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
Sobre a IASP
A IASP é uma organização global com cerca de 390 membros em 70 países. É responsável por conectar os profissionais de gestão da ciência, tecnologia e parques de pesquisa (científicos e tecnológicos) e outras áreas de inovação e por prestar serviços que contribuam para o crescimento e eficácia de seus membros.
Em 2013, seu evento anual será realizado em Recife, com a colaboração do Porto Digital. Concomitantemente, ocorrerá o Seminário da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Sobre a Anprotec
Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, polos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e do fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.