Entrega da certificação ocorreu nesta segunda-feira (02), na Assembleia. Entre os destaques das iniciativas da empresa estão ações voltadas para questões ambientais e sociais
Florianópolis/SC, dezembro de 2024 – A Pamplona Alimentos, especialista em carne suína, acaba de receber o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A cerimônia de outorga da certificação ocorreu nesta segunda-feira (02), na ALESC.
Na ocasião, a empresa foi representada pelos colaboradores, Márcio Momm, gerente de suprimentos, Elvis Justen, contador, e Jean Pandrini, engenheiro ambiental. Ao longo do evento, a empresa foi reconhecida por ser uma empresa catarinense com práticas de responsabilidade socioambiental.
As políticas de gestão socioambiental da empresa são publicadas anualmente em seu Relatório de Sustentabilidade. “É uma honra para nós sermos reconhecidos pela ALESC. Esse reconhecimento nos mostra que estamos na direção certa, pois trabalhamos pautados em garantir crescimento sustentável das operações, aliado às melhores práticas em gestão de pessoas”, confirma Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da Pamplona Alimentos S/A.
Entre as principais ações de cunho ambiental da empresa no último ano estão: implementação do programa de gestão de resíduos sólidos industriais na unidade de Presidente Getúlio (SC); inclusão das granjas próprias na Unidade de Compostagem Lauro Pamplona e da Fábrica de Ração no inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Companhia.
Na área social, as ações em destaque no último ano foram: investimento na formação dos colaboradores por meio de palestras, cursos e capacitações internas e externas, totalizando mais de 24 mil horas de capacitação; coordenação em conjunto com a Associação de Funcionários da Pamplona, entidades financeiras parceiras, clientes e fornecedores para realizar ações de recuperação pós-enchentes, ajudando na reconstrução e mitigando os efeitos das perdas.
Sobre a premiação
A seleção das empresas reconhecidas pela ALESC foi realizada por sua Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, que abrangeu empresas públicas e privadas, além de organizações sem fins lucrativos. No total, foram 68 organizações selecionadas, sendo 27 empresas privadas, 40 organizações sem fins lucrativos e uma empresa pública.
Promovido pelo Parlamento catarinense e entidades parceiras desde 2011, o reconhecimento tem por objetivo homenagear instituições que tenham ações sociais e para preservação do meio ambiente incluídas em suas políticas de gestão.