O valor representa um aumento de 14% na receita operacional bruta externa em relação ao ano anterior
São Paulo/SP, abril de 2024 – A Pamplona Alimentos S/A, empresa referência no mercado brasileiro de carnes suínas com 75 anos de história, encerrou 2023 com faturamento médio mensal de R$ 75 milhões no mercado externo, totalizando cerca de R$ 900 milhões no ano. O valor representa um aumento de quase 14% na receita operacional em vendas externas, em relação a 2022.
A empresa conta com duas plantas habilitadas para exportação, ambas no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Além disso, tanto na matriz da empresa, em Rio do Sul/SC, quanto em Presidente Getúlio/SC, há saída de contêineres para a exportação.
Exportações em 2023
O resultado positivo também conta com os novos mercados para exportação aos quais a empresa chegou em 2023: o México e o Canadá.
“As duas plantas da Pamplona atendem a todas as especificações técnicas para exportação. Por isso, nossos produtos são distribuídos para mais de 20 países. Entre os principais, estão as Filipinas, China, Emirados Árabes (Dubai), Chile, Coreia do Sul, México, Japão e Canadá”, explica Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da Pamplona Alimentos.
Os principais produtos exportados pela empresa são carnes suínas in natura, que são produzidas de acordo com as exigências de cada país.
Impacto regional e global
No ranking de cidades catarinenses que mais exportam, Rio do Sul/SC passou de 20º lugar (2022) para 15º. O patamar de vendas foi o maior dos últimos 9 anos. Segundo os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a região que mais compra produtos feitos em Rio do Sul é a Ásia. Já os produtos mais exportados são os alimentos.
Para a diretora-presidente da Pamplona Alimentos S.A, a empresa faz parte do avanço no munícipio. “Ficamos felizes de fazer parte dessa história. Expandimos nossa presença e a exposição da marca no mercado internacional, sempre produzindo com padrões rigorosos, seguindo as práticas de bem-estar animal”, afirma Irani Pamplona Peters.
Reforçando a expansão internacional, em fevereiro de 2024 a empresa já participou da Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. Já no Japão, um dos principais mercados para exportação de produtos suínos, a empresa participou da FoodEx no início de março, feira que reúne expositores do setor alimentício de todos os continentes.
Ainda em 2024, a companhia participará das feiras SIAL Shangai (em maio) e SIAL Paris 2024 (em outubro). “É muito importante participar e estar em contato com o nosso cliente, apresentando a qualidade da nossa carne suína. Para nós é um grande orgulho estar entre as maiores empresas exportadoras de carne suína do Brasil”, finaliza Irani Pamplona Peters.