Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, especialista da Apabex faz apresentação sobre programa que apoia a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
São Paulo, agosto de 2019 – Entre os dias 21 e 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Para marcar a data, a Apabex – Associação de Pais Banespianos de Excepcionais, que promove atendimento especializado de pessoas com deficiência intelectual adulta e idosa, realizará no dia 26 de agosto, às 13h30, a palestra “Emprego Apoiado”, na Abertura da 16ª Semana da Pessoa com Deficiência organizada pelo CMDPCD- Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência da cidade de Vinhedo, interior de São Paulo.
Na ocasião, será apresentada metodologia do Programa Emprego Apoiado, desenvolvido pela Apabex, que consiste no acompanhamento individualizado da pessoa com deficiência no processo de inclusão no mercado de trabalho e é realizado em três fases: descoberta de perfil profissional, desenvolvimento de empregos e acompanhamento pós-colocação.
“Um dos desafios da pessoa com deficiência é justamente inserir-se no mercado de trabalho, por isso o apoio da família é considerado fundamental para que obtenham autonomia e conhecimentos para buscar uma vaga no mercado, conquistando assim autonomia, convívio social, seu espaço na sociedade e sua independência”, comenta a palestrante Maria Fernanda Baptista Prezia, coordenadora geral do curso e consultora de Emprego Apoiado na Apabex.
Cenário
No Brasil, mais de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 24% da população geral, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar desse número expressivo, as pessoas com deficiência representam apenas 0,9% das vagas de trabalho com carteira assinada ocupadas hoje no país, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016, o que mostra que os desafios da inclusão profissional ainda são enormes nessa parcela da população.
“As pessoas com deficiência necessitam de apoio para conseguir um emprego, pois eles têm dificuldade por não conseguirem uma instituição e profissionais que ajudem nesse processo. Esta inclusão já é uma realidade em nosso país e a metodologia do Emprego Apoiado é a maior e melhor solução para uma inclusão bem-sucedida”, finaliza Maria Fernanda.
Serviço
Palestra: Programa Emprego Apoiado – inclusão profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Palestrante: Maria Fernanda Baptista Prezia (APABEX)
Data e horário: 26/8, às 13h30
Local: Secretaria de Assistência Social de Vinhedo
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, nº 299, Centro – Vinhedo (SP)
Como participar: Palestra aberta ao público