Consultoria de relações humanas ressalta a importância de um olhar mais humanizado aos colaboradores
A necessidade de adotar o home office devido à pandemia do coronavírus gerou e ainda gera inúmeros desafios, dúvidas e dificuldades, principalmente para as equipes de recursos humanos e líderes de empresa. Passados quase dois anos de todos esses acontecimentos, chegou a hora de voltar às atividades presenciais ou híbridas nos escritórios. E muito tem se falado sobre o que mudou na forma de trabalhar e como as experiências dos últimos meses impactarão no futuro.
“Todos nós fomos obrigados a nos adaptar às mudanças impostas pela pandemia. Além disso, a saúde mental de todos os colaboradores foi consideravelmente afetada e precisou ter uma atenção especial principalmente das empresas”, explica Grazi Piva, diretora executiva de desenvolvimento de relações humanas e pessoas da EDC Uni, empresa integrante da EDC Group. A EDC Uni tem como missão atender aos clientes de forma totalmente personalizada e com um olhar humanizado. “Trabalhamos com soluções integradas e estratégicas em todos os âmbitos de consultoria em relações humanas”, completa a diretora executiva.
Segundo uma pesquisa realizada pelo GPTW (Great Place to Work) sobre novas formas de trabalho, em parceria com a Bynd, especialista em mobilidade corporativa, foi percebido que muitos setores da indústria foram impactados pelas restrições causadas pela pandemia, o que contribuiu para um aumento expressivo das demissões e da taxa de desemprego no País.
“Assim como o mundo mudou, a forma de trabalhar e de contratação também. O perfil de contratação será totalmente diferenciado, assim como a concorrência pelas vagas em aberto. A pesquisa apontou que 42% das pessoas não querem voltar ao presencial, então isso me dá a chance de contratar talentos de diferentes de qualquer localidade para trabalhar. Mas vale lembrar, o home office não é um benefício e sim um modelo de trabalho”, explica Grazi.
Cuidado com a saúde mental
Um dos pontos cruciais e mais importantes que a EDC Uni percebeu durante a pandemia e a retomada aos escritórios foi que muitas empresas não adotaram nenhum procedimento para cuidar da saúde mental de seus colaboradores. O que implicou problemas no retorno ao ambiente de trabalho.
“Neste retorno híbrido aos escritórios, muitas empresas estão nos solicitando palestras motivais aos colaboradores, pois sabemos que muitos estão retornando estressados, desanimados, ansiosos e temerosos. Por isso destacamos que os cuidados com a saúde mental precisam se tornar prioridade uma vez que afeta tanto a produtividade no ambiente corporativo tanto no âmbito pessoal”, diz Grazi.
A diretora executiva da EDC Uni Grazi Piva destaca também outra questão que precisa ser pensada acerca do trabalho presencial são os relacionamentos interpessoais nesta retomada. “O isolamento social por conta da pandemia e o home office fizeram que as pessoas ficassem “enferrujadas”, proporcionando falta de sinergia nas equipes. Por isso, propomos que as empresas que adotaram 100% o home office, no dia que retornarem ao escritório, usem o ritual de cultura, ou seja, não dediquem o dia somente para o trabalho, mas aproveitem o momento para que as pessoas possam conversar e ter o contato físico. Um momento para descomprimir”, finaliza.
Sobre EDC Uni: Empresa especialista em pessoas, desenvolvimento e aprimoramento em estratégias de RH. Além disso, a EDC Uni conta com hunting C-level, treinamentos, palestras, mentorias, testes comportamentais e grandes inovações na área. A empresa auxilia os clientes a desenharem as estratégias de RH e elevar sua performance – seja na captação e retenção dos melhores talentos – ou no desenvolvimento das lideranças e estratégias da empresa, selecionando os executivos do alto escalão e formando as melhores equipes. Sempre valorizando e compreendendo a cultura e os valores dos clientes.
A empresa desenvolveu sua metodologia própria de atração de talentos, com foco nas pessoas, rapidez nos processos, estrutura de captação dos melhores profissionais e flexibilidade para se adaptar aos processos dos clientes, assim como atendimento no estilo HRAS (Human Resource as a Service), onde as empresas ganham um grande reforço na estrutura com um custo mensal recorrente, para que alcancem os melhores resultados através dos processos implantados e revisitados.