Com o objetivo de conscientizar a população brasileira da redução de gastos com energia elétrica com o aproveitamento da solar, a Sociedade do Sol, realizará seu primeiro Curso Público de Montagem e Instalação de Aquecedores Solares de Baixo Custo (ASBC). O curso de capacitação acontecerá nos dias 24 e 25 de abril, das 10h às 18h, no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), localizado no campus da USP, com o total de 15 vagas.
A Sociedade do Sol é a ONG responsável por desenvolver aquecedores solares do tipo faça-você-mesmo com materiais baratos e de fácil acesso. “Temos no Brasil incidência de luz solar efetivamente o ano todo, enquanto em que países da Europa, o sol é praticamente inexistente por um período de seis meses. Nossa proposta é de utilizar esta inesgotável fonte de energia, que alcança o quintal e o telhado de todo e qualquer lar brasileiro, no aquecimento da água a fim de reduzir o consumo de energia elétrica em até 80% do consumo total de um chuveiro elétrico”, explica o diretor da ONG, Augustin Woelz.
Instalada no Cietec desde 99, a ONG disponibiliza o manual do ASBC gratuitamente para interessados em desenvolver a tecnologia no site www.sociedadedosol.com.br. Entre as parcerias realizadas está o trabalho com a Prefeitura de Apucarana (PR), onde é montado um laboratório para treinamento da guarda mirim, que iniciará o trabalho de conscientização da população local sobre o uso da energia solar.
Serviço:
Curso de Montagem e Instalação de Aquecedores Solares de Baixo Custo
Data: dias 24 e 25 de abril
Horário: das 10h às 18h
Local: Cietec – Rua do Matão Travessa R, nº 400 Prédio D – IPEN / Cidade Universitária – SP
Valor: R$ 120 por pessoa (R$ 80 segundo participante)
Mais informações: 3039-8317
secretaria@sociedadedosol.org.br
Sobre a Sociedade do Sol:
A Sociedade do Sol é uma entidade instalada no Centro de Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec/USP) e tem seu projeto, o Aquecedor Solar de Baixo Custos (ASBC), inserido no Programa da Finep / MCT – Energia Brasil. Com o objetivo de contribuir para a disseminação das novas tecnologias solares para todo o Brasil, a Sociedade do Sol patenteou há quatro anos o ASBC, porém seu diretor e engenheiro Augustin T. Woelz, abriu mão da patente visando a rápida divulgação dessa tecnologia no País. O Objetivo é disseminar a utilização da energia solar no aquecimento de água para cerca de 32 milhões de lares em todo o País.
Sobre o Cietec
Um dos mais importantes centros incubadores do país, o Cietec foi criado em abril de 98 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo), o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O centro incubador é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.
Descrição: Augustin Woelz, que desenvolveu o ASBC. Tamanho: 337 KB Clique aqui para ver a imagem ampliada |