Sala de Imprensa | Jamef
Voltar para sala de imprensa

Olimpíadas 2024 aumentam demanda por artigos esportivos e suplementos alimentares

Jamef Transportes reforça a necessidade de operações logísticas eficientes para atender prazos e manter estoques

São Paulo, agosto de 2024 – Com a chegada das Olimpíadas 2024 em Paris, o público está atento às diversas modalidades de esportes e culturas. Eventos deste porte não só mobilizam o mundo todo, mas também movimentam mercados como o de artigos esportivos e suplementação alimentar. Este período gera uma expectativa de aumento significativo nas vendas, estimulando fabricantes e varejistas a estarem preparados com estoques abastecidos e prontos para atender à crescente demanda dos consumidores finais.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro aponta que seis em cada 10 brasileiros planejam desembolsar até R$200,00 relacionados às competições na França, que acontecem até 11 de agosto. Entre os itens mais procurados estão roupas (31%), acessórios (23%), alimentos e bebidas (21%), além de artigos esportivos (20%). Já no levantamento Data Shopee (ferramenta in-app), no que diz respeito às vendas, os itens que mais se destacam são “bandana verde e amarela”, que registrou um aumento de mais de 700%; e “camiseta verde e amarela”, com crescimento de mais de 400%.

Ainda que esses produtos façam parte de um segmento perene, há grande potencial de crescimento. De acordo com dados da Business Research, o mercado de artigos esportivos deverá atingir US$67,02 bilhões até 2030, com uma taxa de aumento anual (CAGR) de 3,2% durante o período. O estudo aponta que a procura por este tipo de equipamento é impulsionada pela crescente conscientização sobre as vantagens de ter um estilo de vida saudável e o valor da participação em atividades desportivas e de fitness.

No caso do setor global de suplementos alimentares, a Allied Market Research projeta que haverá um alcance de USD 230,73 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa composta anual de 8,6%. Essa perspectiva robusta reforça a necessidade de um transporte eficiente para garantir que esses produtos estejam sempre disponíveis para os consumidores finais.

Desafios logísticos e expectativas

De acordo com Bruno Dornellas, Superintendente Operacional da Jamef, uma das maiores empresas de transporte e logística do Brasil, os desafios logísticos para atender a essas demandas do varejo são amplos. “É preciso considerar desde a rápida reposição dos estoques até a segurança no transporte dos itens, além de pontualidade e segurança. Durante momentos de alta demanda, como o período das Olimpíadas, a eficiência se torna ainda mais essencial para contribuirmos com a competitividade dos nossos clientes”, explica a executiva.

Dornellas complementa que alguns suplementos alimentares, por exemplo, têm requisitos específicos de armazenamento e transporte para garantir sua integridade e eficácia. Portanto, questões como condições climáticas e manipulação adequada são outros desafios do setor.

A paixão dos brasileiros pelo esporte é evidente e se reflete diretamente nos hábitos de consumo, portanto, é apenas com uma gestão eficiente que podemos aumentar a satisfação do cliente final e potencializar as vendas dos nossos parceiros”, finaliza a executiva.

Eventos de grande porte como as Olimpíadas representam oportunidades para diversos perfis de empresas, desde fabricantes até transportadoras e varejistas. Este cenário exige que as organizações estejam sempre preparadas para atender a essa demanda crescente, garantindo a disponibilidade dos produtos e um atendimento de qualidade.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: